No Sul, empresários são mais cautelosos

Das 352 empresas entrevistadas pela pesquisa realizada pela Deloitte, Panorama Empresarial 2011 – Visões e expectativas sobre o novo ciclo de crescimento do Brasil, 61 são da Região Sul. A pesquisa aponta uma converência das expectativas dos entrevistados no Sul com a média nacional, ainda que com algumas diferenças:  As empresas entrevistadas da Região Sul são mais cautelosas que a média nacional quando o assunto é investimento no próximo peíodo, preferindo apostar num cenário mais otimista para 2015. Enquanto a média nacional que pretende ampliar a capacidade operacional no atual peíodo é de 62% contra 46% na Região Sul, para 2015 a situação se inverte e no Brasil a expectativa é de 20% contra 28% nos estados do Sul.

No comparativo com os resultados da média nacional, os empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm uma expectativa maior de ampliação de negócios com a China, tanto na importação (a média nacional é de 15% e do Sul de 25%), quanto na exportação (no Brasil a expectativa é de 8% e no Sul de 13%).

Os empresários do Sul são mais otimistas sobre o aumento da população economicamente ativa e no impacto positivo no ritmo do crescimento econômico (82% contra a média nacional de 75%), assim como esperam mais que o País conte com a preferência dos investidores internacionais dentre as economias emergentes (75% contra a média nacional de 69%).

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *