Portobello tem lucro de R$ 32 milhões

A Portobello, líder em revestimentos cerá¢micos no Brasil e na América do Sul, registrou lucro de R$ 32 milhões em 2010 (69% a mais que em 2009) e registrou uma receita líquida consolidada de R$ 511 milhões, expansão de 50% no quarto trimestre em relação ao mesmo peíodo de 2009 e de 35% considerando-se a taxa anual.  A margem EBITDA atingiu o valor de R$ 86 milhões, 47% superior á  de 2009. Segundo o diretor comercial da Portobello, Mauro do Valle, os resultados refletem a expansão do setor de construção civil no Brasil e medidas tomadas como aumento de produtividade, redução de custos, investimentos em tecnologia e lançamento de produtos inovadores. Com isso, batemos nosso recorde histórico de receita líquida e conquistamos share, crescendo acima da média de mercado”.

O volume total de vendas no quarto trimestre aumentou 64% e 33% no ano, somando 23,5 milhões de metros quadrados comercializados em 2010. Esse resultado foi alcançado em função da estratégia comercial agressiva da Companhia, alicerçada em aumento de produção própria e também na compra de produtos de terceiros para revenda, que representaram 12% da receita líquida. Por sua vez, o crescimento da receita líquida teve uma origem equilibrada nos três canais de distribuição da Portobello: Engenharia (construtoras), Franquias (a Portobelloshop) e Revendas Multimarcas. Para tanto, priorizou-se o lançamento de produtos inovadores (com destaque para o porcelanato Extra Fino) e a otimização do portfólio, o que possibilitou á  empresa um mix com preço médio maior que 2009.

Em 2010, priorizamos o mercado interno. Nesta linha, em nossa área de exportação, focamos os mercados mais rentáveis e descontinuamos nossa subsidiária norte-americana, cujo mercado passa a ser atendido por revendas”, explica Mauro do Valle.  O volume produzido no quarto trimestre de 2010 foi 29% maior em relação ao mesmo peíodo do ano anterior, devido principalmente á  instalação no primeiro semestre de nova linha de produção na fábrica de porcelanato esmaltado, que refletiu-se em ganho de eficiência e qualidade. Nossas demais unidades também tiveram ganhos de produtividade. Investimos em sistemas de gestão fabril, reorganização dos programas de produção e manutenção e otimização do portfólio de produção, o que permitiu custos menores e maior lucratividade por unidade vendida”, ressaltou o diretor comercial da Portobello.

Desta forma, o lucro bruto aumentou 72% quando comparado ao mesmo peíodo do ano anterior, influenciado pela venda de produtos com maior lucratividade, ganhos de percentual de primeira qualidade e maior eficiência de produção, além do maior volume de venda já mencionado. Consequentemente, a margem bruta de 33% foi significativamente superior aos 29% obtidos no mesmo peíodo de 2009. O programa de investimentos em 2010 incluiu uma nova linha de produção complementando as outras duas linhas implementadas entre 2008 e 2009. Ao final de 2010, a Companhia adquiriu também equipamento para decoração que utiliza tecnologia digital Ink Jet”, o que permitirá maior inovação e rapidez no lançamento de linhas de produtos.

Esperamos que o mercado brasileiro de revestimentos cerá¢micos se mantenha aquecido em 2011. Para aproveitar esta oportunidade, preparamos uma nova coleção que reproduz com fidelidade em porcelanato produtos naturais como madeira e mármore e elementos feitos pelo homem como cimento e concreto. Esses materiais atendem a demanda do consumidor por personalização, design elaborado e sustentabilidade e já estamos tendo uma ótima aceitação por parte das revendas”, afirma o diretor da Portobello.

Soma

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