Portobello tem lucro de R$ 32 milhões
O volume total de vendas no quarto trimestre aumentou 64% e 33% no ano, somando 23,5 milhões de metros quadrados comercializados em 2010. Esse resultado foi alcançado em função da estratégia comercial agressiva da Companhia, alicerçada em aumento de produção própria e também na compra de produtos de terceiros para revenda, que representaram 12% da receita líquida. Por sua vez, o crescimento da receita líquida teve uma origem equilibrada nos três canais de distribuição da Portobello: Engenharia (construtoras), Franquias (a Portobelloshop) e Revendas Multimarcas. Para tanto, priorizou-se o lançamento de produtos inovadores (com destaque para o porcelanato Extra Fino) e a otimização do portfólio, o que possibilitou á empresa um mix com preço médio maior que 2009.
Em 2010, priorizamos o mercado interno. Nesta linha, em nossa área de exportação, focamos os mercados mais rentáveis e descontinuamos nossa subsidiária norte-americana, cujo mercado passa a ser atendido por revendasâ€, explica Mauro do Valle. O volume produzido no quarto trimestre de 2010 foi 29% maior em relação ao mesmo peíodo do ano anterior, devido principalmente á instalação no primeiro semestre de nova linha de produção na fábrica de porcelanato esmaltado, que refletiu-se em ganho de eficiência e qualidade. Nossas demais unidades também tiveram ganhos de produtividade. Investimos em sistemas de gestão fabril, reorganização dos programas de produção e manutenção e otimização do portfólio de produção, o que permitiu custos menores e maior lucratividade por unidade vendidaâ€, ressaltou o diretor comercial da Portobello.
Desta forma, o lucro bruto aumentou 72% quando comparado ao mesmo peíodo do ano anterior, influenciado pela venda de produtos com maior lucratividade, ganhos de percentual de primeira qualidade e maior eficiência de produção, além do maior volume de venda já mencionado. Consequentemente, a margem bruta de 33% foi significativamente superior aos 29% obtidos no mesmo peíodo de 2009. O programa de investimentos em 2010 incluiu uma nova linha de produção complementando as outras duas linhas implementadas entre 2008 e 2009. Ao final de 2010, a Companhia adquiriu também equipamento para decoração que utiliza tecnologia digital Ink Jetâ€, o que permitirá maior inovação e rapidez no lançamento de linhas de produtos.
Esperamos que o mercado brasileiro de revestimentos cerá¢micos se mantenha aquecido em 2011. Para aproveitar esta oportunidade, preparamos uma nova coleção que reproduz com fidelidade em porcelanato produtos naturais como madeira e mármore e elementos feitos pelo homem como cimento e concreto. Esses materiais atendem a demanda do consumidor por personalização, design elaborado e sustentabilidade e já estamos tendo uma ótima aceitação por parte das revendasâ€, afirma o diretor da Portobello.