Varejo brasileiro cresce 8,5% no primeiro trimestre do ano

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2011 quando comparado com o mesmo peíodo do ano passado. Entretanto, segundo revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio divulgado nesta segunda-feira (4), o crescimento ficou abaixo do verificado em igual peíodo de 2010, que foi de 10,3%, revelando que já se verifica alguma desaceleração no ritmo do crescimento do varejo brasileiro neste início de ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, em março houve crescimento de 5,5% do varejo nacional, a menor taxa anual de crescimento desde julho de 2009 e, descontando-se os efeitos sazonais, a atividade do comércio recuou 0,8% em março/11 perante fevereiro/11.

O destaque do varejo neste primeiro trimestre foi o segmento de material de construção, exibindo crescimento de 14,1% frente ao mesmo peíodo de 2010. Em seguida, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com expansão de 8,9%, também registrou desempenho favorável no acumulado dos três primeiros meses de 2011. Na ponta contrária figuraram os segmentos de veículos, motos e peças, com recuo de 1,6%; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios com crescimento negativo de 1,0% no trimestre.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento menos acelerado do varejo neste primeiro trimestre é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) já começaram a produzir resultados mais visíveis em se conter a expansão do consumo, especialmente dos itens em que o crédito tem participação preponderante. Esta deve ser a tônica da evolução da atividade varejista ao longo dos próximos meses.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *