Saiba quem são as empresas que mais respeitam os consumidores
As empresas Casas Bahia e Nestlé são as que mais respeitam os consumidores, segundo revela pesquisa realizada pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno. O estudo, que ouviu 1.389 consumidores nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte, elegeu também Extra, Coca-Cola, Carrefour, Brastemp, Sadia, Natura, Hiper Bom Preço, Petrobras, Bradesco, Correios, Banco do Brasil, Itaú, Nike e C&A como empresas que respeitam o consumidor.
De acordo com a pesquisa, o consumidor brasileiro tem cobrado mais dos gestores de marcas e produtos, investimentos efetivos na melhoria do atendimento ao cliente e na adoção de uma postura socioambiental adequada. Há, no brasileiro, uma nova consciência, uma nova forma de ser consumidor. Estamos mais informados e preparados para cobrar, estamos amparados por leis que são referências mundiais e estamos mais despertos para o valor de se exercer a cidadania. Esse conjunto de fatores, associados ao aumento da autoestima do brasileiro, resulta em um consumidor mais exigente e lúcido. በclaro que há muito por melhorar, sobretudo no atendimento ao cliente, mas estamos no caminho certoâ€, comenta a presidente da Shopper Experience, Stella Kochen Susskind. Para concluir quais são as empresas mais bem colocadas nesta edição da pesquisa, o consumidor também analisou o e-commerce e o atendimento on-line das marcas.
O levantamento apurou ainda quais são as empresas que mais respeitam os consumidores por segmento. Os setores avaliados foram os seguintes: consumo, indústrias/fabricantes de outras categorias e varejo/ lojas e serviços. Abaixo veja as mais bem colocadas em cada segmento:
•   Alimentos: Nestlé (93%)
•   Cerveja: Ambev/Skol (70%)
•   Refrigerantes: FEMSA/Coca Cola (86%)
•   Higiene e Limpeza: Bombril (82%)
•   Higiene pessoal e Perfumaria: Johnson&Johnson (96%)
Indústria
•   Eletrodomésticos: Brastemp (92%)
•   Eletroeletrônicos: Sony (85%)
•   Computador pessoal: Apple (94%)
•   Celular: Nokia (80%)
•   Carros Nacionais: Hyundai (78%)
•   Carros de Luxo: BMW (94%)
•   Indústria Farmacêutica: Medley (85%)
•   Artigos Esportivos: Nike (85%)
•   Calçados: Arezzo (72%)
•   Material de Construção: Tigre (83%)
•   Construção e Incorporação: João Fortes (74%)
Varejo
•   Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: FastShop (86%)
•   Têxtil / Lojas de Roupas: Marisa (67%)
•   Hipermercados: Walmart (70%)
•   Farmácias: Ultrafarma (76%)
•   Restaurantes/Fast Food/ Quick Service: MC Donald´s (73%)
•   Loja de Material de Construção: TelhaNorte (71%)
•   E-commerce: Fastshop (97%)
•   TV por Assinatura: Sky (81%)
•   Provedor de Internet: Terra (58%)
•   Operadora de Telefonia Fixa: TIM (56%)
•   Operadora de Telefonia Móvel: TIM (58%)
•   Emissora de TV Aberta: Rede Globo (69%)
•   Jornais: O Globo (77%)
•   Editoras/Revistas: Editora Globo (84%)
Serviços
•   Financeiras/Empréstimo Pessoal: Losango (28%)
•   Previdência Privada: Caixa (85%)
•   Bancos de Varejo: Caixa (85%)
•   Cartão de Crédito (Bandeira): Visa (72%)
•   Fornecedores de Energia:CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica (84%)
•   Gás de Cozinha: Ultragaz (77%)
•   Gás Encanado: Comgás (66%)
•   Posto de Combustível: BR Petrobras (84%)
•   Saúde (Assistência Médica): SulAmérica (63%)
•   Seguro (Residencial/Automóvel): Caixa Seguros (74%)
•   Benefício Refeição: VR (66%)
•   Companhias Aéreas: TAM (63%)
•   Serviços Públicos: Correios (76%)
Especial
•   Melhor experiência com as informações obtidas via web: Google (15%)
•   Melhor Experiência de uso de Redes Sociais via web: Orkut (22%)