You are here
Home > Sem categoria > Vendas do comércio têm a primeira alta do ano em março

Vendas do comércio têm a primeira alta do ano em março

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país avançou 1% em março, já descontadas as influências sazonais, recuperando-se parcialmente das quedas de 2% e de 0,2%, observadas em janeiro e fevereiro, respectivamente. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 8,1% do movimento do varejo em março deste ano, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio divulgado nesta quarta-feira (4). O fato do feriado móvel do carnaval ter caído, no ano passado, em março, reduziu a base de comparação. No acumulado do primeiro trimestre de 2012, a atividade varejista cresceu 6,6% em relação ao mesmo peíodo do ano passado, desacelerando em relação á  taxa de 6,9% observada no último trimestre de 2011. Vale notar que esta taxa de crescimento anual de 6,6% verificada no primeiro trimestre de 2012 é a mais baixa desde o terceiro trimestre de 2009.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a desaceleração da atividade varejista neste primeiro trimestre do ano é ainda fruto do aumento da inadimplência ocorrido desde o início do ano passado. Isto tem levado, por um lado, os consumidores a priorizarem a quitação de dívidas e, por outro, a uma postura mais seletiva por parte dos agentes financeiros, apesar das sucessivas reduções na taxa básica de juros (taxa Selic) que têm sido promovidas pelo Banco Central.

Na abertura setorial do indicador, apenas o segmento de material de construção registrou queda de atividade no mês de março (recuo de 0,2% no movimento dos consumidores). Todos os demais cinco ramos varejistas acusaram crescimento no mês passado, com destaques para o setor de veículos, motos e peças (alta de 2,4% em relação a fevereiro) e para o de móveis, eletroeletrônicos e informática (expansão de 2,1%).

Deixe uma resposta

Top