Redução na tarifa de importação incentiva competitividade das indústrias do Paraná

As indústrias paranaenses comemoram a medida tomada em setembro pela Cá¢mara de Comércio Exterior (Camex), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A Cá¢mara concedeu a redução de tarifa do imposto de importação, chamado ex-tarifário, a 356 itens de bens de capitais e de telecomunicações e informática.

A medida beneficia empresas do setor ferroviário, de linha branca e de insumos eletrônicos que importam equipamentos que não são fabricados no mercado interno. Segundo César Pilarski, técnico aduaneiro da Mundial Import & Export Solutions, assessoria especializada em comércio exterior, a redução acelera a atualização dos parques fabris. A resolução melhora a competitividade das empresas paranaenses, pois elas acabam realizando mais investimentos de atualização de suas fábricas. O setor mais beneficiado é o ferroviário que recebeu 49,03% do total de investimentos”, conta.

Os ex-tarifários concedem redução da alíquota do imposto de importação para 2% ao invés dos habituais 14%. Entretanto, para conseguir o benefício é preciso provar que o bem comprado no exterior não tem similar fabricado no Brasil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os investimentos relacionados á  redução somam US$ 7,47 bilhões.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *