SAP anuncia projetos para promover empreendedorismo no Brasil

empreendedorismo1.jpgA SAP, líder mundial em aplicações de software empresarial, anuncia investimentos em projetos de empreendedorismo no Brasil, como parte de iniciativa global, com o objetivo de estimular o potencial de pequenas e médias empresas. A empresa assinou uma parceria de três anos com a Endeavor Brasil, que visa criar oportunidades para empreendedores por meio do acesso ao talento, tecnologia e capital da SAP. Também anuncia que dois projetos brasileiros estão entre os quatro vencedores da iniciativa global de empreendedorismo social promovida com o Changemakers da Ashoka, comunidade global que identifica, promove e financia soluções inovadoras para os mais prementes problemas sociais do mundo.

Por meio do acordo com a Endeavor, empreendedores em todo o Brasil poderão usar a tecnologia da SAP para gerenciar os seus negócios e criar novos empregos de forma responsável e sustentável. A SAP e a Endeavor trabalharão para criar um ambiente mais favorável para que essas companhias alcancem o sucesso, agindo junto com os empreendedores para superar as principais barreiras para o crescimento e desenvolvimento. As pequenas e médias empresas fazem parte de um universo imenso e extremamente importante no Brasil. Hoje, são responsáveis por 20% do PIB nacional, correspondem a 99% das companhias no país e respondem por mais de 60% dos empregos”, afirma Sandra Vaz, vice-presidente da SAP Brasil. Com a economia aquecida, essas companhias precisam de apoio e tecnologia, para crescer de forma estruturada. E com os projetos de empreendedorismo fazemos isso não apenas por meio da tecnologia, mas com apoio aos negócios e orientação para o crescimento”, acrescenta.

De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Economist Intelligence Unit (EIU), o mundo precisa criar mais de 500 milhões de empregos até 2020 para garantir oportunidades de carreira para os atuais desempregados e para os jovens que entrarão no mercado de trabalho. Grande parte desse desafio recairá sobre os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Lançamos recentemente uma pesquisa em parceria com o IBGE e descobrimos que apenas 1,3% das empresas no Brasil são empresas de alto crescimento (EAC)*. Elas são responsáveis por 57% nos novos postos de trabalho gerados no país. Dessa forma, buscamos essa parceria com a SAP para oferecer suporte a pequenos e médios empreendedores e, assim, permitir que se tornem empresas de alto crescimento e possam gerar cada vez mais empregos. Além disso, sabemos que EAC contribuem para o desenvolvimento social. Colaboradores que trabalham em empresas apoiadas pela Endeavor, por exemplo, tem mais acesso a educação e saúde.” reforça Rodrigo Teles, diretor da Endeavor Brasil.

Na prática, a SAP e a Endeavor Brasil vão selecionar 50 empreendedores emergentes que terão acesso á  plataforma de mentoring online da Endeavor e orientação sobre oportunidades da SAP. Entre as 50 selecionadas, 20 empresas serão escolhidas pela SAP e Endeavor para receber um pacote tecnológico da SAP, orientação exclusiva e financiamento. Também será estabelecida a iniciativa Entepreneurship HUB and Cities”, para acompanhar e monitorar melhor as condições do empreendedorismo no Brasil. A SAP e a Endeavor vão lançar uma plataforma de empreendedorismo online e a Endeavor vai liderar os esforços para testar o progresso do empreendedorismo em cidades específicas, começando pelo Rio de Janeiro.

Os projetos brasileiros vencedores são a Aência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), que está construindo um Centro de Treinamento para Jovens Empreendedores, e a MeuSoft, que desenvolve e distribui aplicativos para pequenos provedores de serviços. A ADEL promove treinamento prático, como técnicas para agronegócios e gestão de negócios para jovens, e os apoia por meio do desenvolvimento de modelos de negócios inovadoras. A Aência também possui o Fundo Verdera, para garantir a esses jovens a ajuda financeira necessária. Já a MeuSoft, da Dossier Digital, garante a inclusão digital de pequenas empresas. Os aplicativos são desenvolvidos por jovens de comunidades carentes, organizados em redes de cooperativas nacionais. Isso permite a geração de uma renda para esses jovens como desenvolvedores de software. Os outros dois vencedores do concurso são as empresas africanas MFA – The Microfranchise Accelerator, do The Clothing Bank (TCB) em parceria com o Business Place Philippi, da áfrica do Sul, e a Wennovation HUB, da LoftyInc Allied Partners Limited, da Nigéria.

Cada um dos quatro vencedores, anunciados nesta segunda-feira (12), durante o SAPPHIRE NOW Madri, receberam US$ 10.000, doação de tecnologias e oportunidades de promoção e networking com executivos e clientes da SAP. Eles foram escolhidos com base em critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *