Como uma empresa pode motivar sua equipe de vendas sem fazer grandes investimentos

Entre os pontos fundamentais para que uma empresa alcance os resultados financeiros desejados é ter uma equipe de vendas afinada e acima de tudo motivada.  Para as empresas que estão com dificuldades para motivar os funcionários que trabalham no setor vendas e, como consequência, estão vendo seu faturamento cair ou não aumentar da forma desejada, é hora de mudar a estratégia.

Eu conversei com alguns especialistas na área de vendas e eles me passaram algumas dicas de como motivar as equipes de vendas. A primeira atitude a ser tomada é criar um plano de vendas semanal ou mensal para ser atingido, que inclua o valor, volume e metas individuais. Em seguida, a empresa deve incentivar financeiramente seus vendedores. O empresário deve partir da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Se possível, a equipe deve ser surpreendida com incentivos extras, depois que as metas propostas forem atingidas.

Os empresários ou gerentes devem sempre se colocar  à disposição da sua equipe de vendas para que possam ser informados das preocupações ou dos objetivos atingidos ou não.

Outro ponto fundamental é criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador,  visando reter talentos. Por isso é importante investir em programas de treinamentos técnicos, propiciando o desenvolvimento profissional e geral, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento do tempo e do stress, relacionamento familiar e qualidade de vida. Não adianta investir fortunas em treinamentos sendo que quando se forma um bom vendedor, perde-se ele para a concorrência, tendo que novamente começar a treinar outro colaborador. O mais difícil não é formar talentos, mas mantê-los. E para isso o ambiente tem que ser propício.

O empresário deve dar um feeback regular aos membros de sua equipe de vendas sobre o desempenho pessoal e áreas que precisam de ser melhoradas. É importante fazer pequenas reuniões semanais ou mensais com cada um dos membros para discutir os seus pontos fortes e fracos, quando são criadas novas metas ou se é necessário melhorar para alcançar os objetivos traçados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *