Como uma empresa pode motivar sua equipe de vendas sem fazer grandes investimentos
Entre os pontos fundamentais para que uma empresa alcance os resultados financeiros desejados é ter uma equipe de vendas afinada e acima de tudo motivada. Para as empresas que estão com dificuldades para motivar os funcionários que trabalham no setor vendas e, como consequência, estão vendo seu faturamento cair ou não aumentar da forma desejada, é hora de mudar a estratégia.
Eu conversei com alguns especialistas na área de vendas e eles me passaram algumas dicas de como motivar as equipes de vendas. A primeira atitude a ser tomada é criar um plano de vendas semanal ou mensal para ser atingido, que inclua o valor, volume e metas individuais. Em seguida, a empresa deve incentivar financeiramente seus vendedores. O empresário deve partir da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Se possível, a equipe deve ser surpreendida com incentivos extras, depois que as metas propostas forem atingidas.
Os empresários ou gerentes devem sempre se colocar à disposição da sua equipe de vendas para que possam ser informados das preocupações ou dos objetivos atingidos ou não.
Outro ponto fundamental é criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador, visando reter talentos. Por isso é importante investir em programas de treinamentos técnicos, propiciando o desenvolvimento profissional e geral, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento do tempo e do stress, relacionamento familiar e qualidade de vida. Não adianta investir fortunas em treinamentos sendo que quando se forma um bom vendedor, perde-se ele para a concorrência, tendo que novamente começar a treinar outro colaborador. O mais difícil não é formar talentos, mas mantê-los. E para isso o ambiente tem que ser propício.
O empresário deve dar um feeback regular aos membros de sua equipe de vendas sobre o desempenho pessoal e áreas que precisam de ser melhoradas. É importante fazer pequenas reuniões semanais ou mensais com cada um dos membros para discutir os seus pontos fortes e fracos, quando são criadas novas metas ou se é necessário melhorar para alcançar os objetivos traçados.


