Falências requeridas recuam em abril
Ingressaram em Juízo no mês de abril, 154 pedidos de falência em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações divulgado nesta sexta-feira (3). Em relação a março, quando foram ajuizados 157 requerimentos falimentares, houve uma queda de 1,9%. Na comparação com abril de 2002, a redução chegou a 6,7%. Dos 154 pedidos de falência realizados em abril de 2013, 93 foram feitos por micro e pequenas empresas, 39 por médias e 22 por grandes.
Segundo os economistas da Serasa Experian, as quedas verificadas revelam que, mesmo lenta e não generalizada, a recuperação do mercado tem beneficiado alguns setores, possibilitando a retomada gradual das vendas, o que gera novas receitas. Quanto às falências decretadas, houve evolução em abril, na comparação com março. Vale ressaltar que as falências decretadas não refletem a conjuntura, uma vez que muitas decisões judiciais demoram até dois anos.
Nas recuperações judiciais requeridas, por sua vez, há um forte aumento em abril (77 pedidos contra 49 em março). Embora existam empresas com dificuldades financeiras, em razão do baixo crescimento econômico, o número de abril deve continuar estimulando o debate sobre a utilização desse instrumento.