Ideias criativas e inovadoras dos colaboradores são fundamentais para o sucesso de uma empresa

inovaçãoDuas coisas que não podem faltar numa empresa, independente de ser pequena, média ou grande, são criatividade e inovação. Pensamentos criativos conduzirão a ideias inovadoras, que por sua vez resultarão no crescimento do negócio, na economia de dinheiro e clientes mais satisfeitos.  A criatividade também torna os funcionários mais envolvidos na empresa , principalmente quando suas sugestões são utilizadas.

Uma das melhores formas dos empresários ou chefes de equipes incentivarem a criatividade dos colaboradores é convocar pequenas reuniões para em conjunto chegarem a uma solução. Ou então colocar um quadro de avisos numa área central da empresa e encorajar as pessoas a participarem com ideias.

Agora, o empresário ou o chefe precisa estar receptivo a novas ideias. Algumas sugestões podem não parecer, à primeira vista, como algo novo ou criativo, mas podem servir para inspirar os colaboradores a continuarem pensando em algo inovador.

Outra forma de aumentar a criatividade dos empregados é criar um ambiente de trabalho livre de stress, onde eles se sintam confortáveis para ter novas ideias. Os empresários devem evitar dar prazos irreais para o cumprimento de tarefas.

Também é muito importante incentivar os colaboradores a praticarem algum exercício. Isso vai ajudar na redução do estresse e dará motivação extra para trabalhar mais e melhor.

Já um ambiente de trabalho propício à criatividade surge mais facilmente quando os funcionários são capazes de interagir uns com os outros. Dessa forma, devem ser derrubadas as barreiras responsáveis por manter os colaboradores  separados, como tratamentos diferentes em função do cargo ou função que ocupam. O objetivo é que todos se sintam iguais e que possam contar uns com os outros em qualquer momento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *