Prática de esportes é essencial para desenvolver liderança de negócios

Beth BrookePesquisa global da Ernst & Young divulgada nesta terça-feira (18) mostra o peso dos esportes no desenvolvimento de habilidades de liderança e capacidade de motivar equipes para executivas mulheres. O levantamento, com 821 executivos, sendo 40% mulheres, constatou que executivas de alto escalão participaram significativamente mais de atividades esportivas: 67% das executivas C-level praticam esportes com regularidade, ante 55% das mulheres em outras posições de liderança. No geral, a maioria das mulheres ouvidas (90%) praticaram esportes em idade escolar ou durante a faculdade; a proporção aumenta para 96% entre as executivas.

A pesquisa constatou ainda que 72% das mulheres acreditam que indivíduos envolvidos com alguma prática esportiva, presente ou passada, são mais eficientes trabalhando em equipe. Um número próximo de mulheres (76%) também crê que comportamentos trazidos do esporte podem melhorar o desempenho das equipes no ambiente corporativo.

“Esta pesquisa valida o papel fundamental que os esportes têm para líderes femininas em desenvolvimento”, aponta Beth Brooke (foto), vice-presidente global de Políticas Públicas na Ernst & Young e apontada pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo. “Não só a maioria das executivas tem uma relação com os esportes, mas também reconhecem que as habilidades aprendidas por meio das competições são essenciais para motivar equipes e melhorar o desempenho no ambiente corporativo”, completa Brooke, em visita ao Brasil para participar atividades que visam fortalecer a liderança feminina nos negócios, esportes e empreendedorismo.

O relatório – Women leaders’ perspectives on sport and high-performance teams – é o primeiro de uma série programada pela Ernst & Young para observar a conexão entre os avanços das mulheres nos esportes e no mundo dos negócios. Os estudos fazem parte da iniciativa Women Athletes Global Leadership Network, que teve início em março de 2013, para ajudar atletas femininas de elite a explorar seu potencial de liderança depois de se aposentar das competições.

Como apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Ernst & Young lançou o “Women Athletes Global Leadership Network”, que visa criar, de forma percussora, uma rede global e influente de campeãs, conectando esportistas que procuram uma carreira promissora fora das arenas. A multinacional de auditoria e consultoria está fazendo a ponte entre as atletas, como a nadadora olímpica, Fabiola Molina, a medalhista de vôlei de praia, Adriana Behar, entre outras, e sua ampla rede de altas executivas e empreendedoras pelo mundo, muitas delas com experiência no esporte.

A reunião dessas mulheres tem como finalidade compartilhar lições aprendidas durante o processo de transição de carreira; aconselhar a jornada para o sucesso; inspirar a próxima geração de esportistas e criar oportunidades para expandir o potencial dos negócios comandados por elas.

Como parte das iniciativas de fomento à liderança feminina, na tarde de hoje, Beth Brooke participa como moderadora do painel sobre empreendedorismo feminino na segunda edição Women’s Forum Brazil 2013 no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. O evento reúne cerca de 500 líderes para debater temas relacionados à liderança feminina nos negócios.

Durante o evento, Brooke também participou do lançamento do CEO Champions Brazil, um grupo de 28 CEOs comprometidos em promover o avanço das mulheres nos negócios. Lançado em 2010, trata-se de uma iniciativa pioneira do Women’s Forum for the Economy and Society, em colaboração com a Ernst & Young.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *