Sebrae/PR e Faciap levam empresários para missão técnica em Seattle

Rosângela Angonese: "O empresário precisa enxergar o mundo dos negócios além das fronteiras da sua empresa".
Rosângela Angonese: “O empresário precisa enxergar o mundo dos negócios além das fronteiras da sua empresa”.

Conhecer de perto (e por dentro) o funcionamento e estruturas de empresas como a Microsoft, do primeiro esboço de um produto, passando pelo branding, determinação de preço e promoção até o lançamento da novidade, é uma das oportunidades oferecidas pela Missão Técnica Empresarial Global Leadership Program, que vai acontecer entre os dias 13 e 21 de setembro, deste ano. O destino é Seattle, a cidade mais importante do estado de Washington DC, nos Estados Unidos, e um dos maiores centros de negócios inovadores do mundo.

Serão oito dias de trabalhos intensos para os empresários, executivos e gestores participantes praticarem benchmarking e desenvolverem suas habilidades técnicas de liderança durante os cursos na Saybrook University – School of Organizational Leadership and Transformation. Aliás, a capacitação nesta universidade é a grande novidade da quarta edição do Global Leadership Program promovida pelo Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Os cursos serão realizados no campus da Saybrook University, com tradução simultânea, e terão como temas “Inteligência Intercultural”, “Inteligência Sistêmica” e “Inteligência Emocional”. “Serão tratados tópicos importantes da economia global e novos modelos de negócios para as empresas. O empresário precisa enxergar o mundo dos negócios além das fronteiras da sua empresa e aprender a tomar decisões em cima de reflexos e complexidades do mundo global. São cursos de altíssima qualidade ofertados pela School of Organizational Leadership and Transformation, considerada uma das faculdades de excelência em formação de líderes”, explica a consultora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese.

Os participantes da missão técnica receberão o certificado de participação nos cursos e também farão visitas a empresas que são referência em inovação tecnológica e criativa. A ideia é conhecer a cultura empresarial e boas práticas de gestão de outro país. “Seattle é um grande centro de inovação nos Estados Unidos e no mundo, e um grande berço de empresas criativas e de produção do conhecimento. A Microsoft e a Amazon, por exemplo, nasceram lá”, informa a consultora.

As visitas serão realizadas na Starbucks, um exemplo de sucesso de gestão de varejo, que possui lojas de café em todo mundo; na Boeing, considerada a maior fabricante de aviões do mundo, e onde os participantes poderão conhecer os projetos e a linha de montagem; e também na Nordstrom, que mantém 231 lojas de roupas, acessórios, fragrâncias e cosméticos em funcionamento nos Estados Unidos.

Ainda estão incluídas na missão técnica visitas à Amazon; à Fundação Bill e Melinda Gates, a maior entidade de caridade do mundo; e à Whole Foods, um modelo de negócio diferenciado de alimentação saudável e sustentável. No último dia da quarta edição do Global Leadership Program, haverá um encontro de networking com representantes de pequenas empresas norte-americanas que possuem interesses empresariais comuns aos participantes da missão técnica empresarial. “De fato, a melhor parte da missão técnica, no ano passado, foi vivenciar essas grandes empresas por dentro, da recepção e sala de reuniões ao parque industrial. Aprendi com o empreendedor norte-americano que uma empresa pode ter instalações que refletem um ambiente clean, usual e ao mesmo tempo com beleza, sem luxos. Além disso, trouxe algumas lições de gestão de despesas e algumas ideias de como tornar os setores da empresa mais humanizados e motivar a relação entre os funcionários”, conta a diretora administrativo-financeiro da Versátil Andaimes, Neide Sosvianin.

Para o empresário Paulo Rubner, sócio-diretor da VinilSul, o maior aprendizado do Global Leadership Program foi experimentar a possibilidade de um pequeno negócio se tornar uma grande empresa. “Abriu muito a minha cabeça. Também foi importante a convivência intensa com outros colegas empresários que a missão promove, porque em outra situação seria muito difícil poder conversar e trocar experiências com outras pessoas que estão no mercado assim como eu, enfrentando desafios semelhantes”, pontua.

A quarta Missão Técnica Empresarial vai disponibilizar 20 vagas. Mais informações sobre a programação e investimentos, os interessados devem ligar no telefone (41) 3077-2277 ou mandar um e-mail para [email protected].

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *