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MTur apresenta estudos sobre turistas de Copas

copa-do-mundoO diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, participou, nesta terça feira (3), do Comitê Empresarial de Ribeirão Preto para a Copa, na cidade de Ribeirão Preto (SP). O Comitê reuniu empresários de todos os segmentos, como hotéis, bares, transportadores terrestres e aéreos, imprensa e fornecedores. Ribeirão Preto foi a primeira cidade brasileira a ser escolhida como sede para uma seleção participante da competição e servirá como base para a equipe francesa de futebol. “Ribeirão está se preparando para usufruir da melhor forma possível a presença dos visitantes franceses”, disse José Francisco Lopes.

Durante o seminário o diretor do MTur José Francisco apresentou a palestra Turistas de Copas, que trata de pesquisas sobre a Copa do Mundo na África do Sul e sobre a Copa das Confederações no Brasil, realizadas pelo Ministério do Turismo. Pesquisa feita durante a Copa do Mundo na África do Sul (2010), com 4.835 pessoas, mostrou que o turista estrangeiro ficou em média 17 dias e teve um gasto médio de R$ 11.400. O evento no país africano atraiu 309.554 pessoas, sendo a maior parte dos turistas da Europa (46%) e América (41%). Além da motivação de ver o futebol, o turista da Copa do Mundo na África também fez um turismo adicional (83%). Quanto ao perfil dos entrevistados, a maior parte dos visitantes era do sexo masculino (83%), 60% solteiros e 45% tinha idade entre 25 e 34 anos.

Em uma outra pesquisa realizada em 2013 pelo Ministério do Turismo, durante a Copa das Confederações no Brasil, verificou-se que o evento é regional . “Diferentemente da Copa do Mundo ela não atrai tantos estrangeiros”, explica José Francisco Lopes. Foram entrevistadas 7.357 pessoas. Quanto à permanência média, os turistas brasileiros ficaram três dias e gastaram R$ 1.042. Já os turistas estrangeiros ficaram 14 dias e gastaram R$ 4.852.

Os preços dos restaurantes (74,6%), táxis (71,5%) e meios de hospedagem (67,7%) foram avaliados de forma positiva pela maior parte do público da Copa das Confederações. Já o preço da alimentação nos estádios foi considerado ruim ou muito ruim pela maior parte dos participantes (78,2%). Também foram avaliados negativamente o preço (17%), a mobilidade urbana (13%) e o transporte público (13%).

 

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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