A Lexmark International anunciou a aquisição da Pacsgear, empresa líder em fornecimento de soluções de conectividade para que os profissionais da área de saúde possam capturar, gerenciar e compartilhar imagens médicas e documentos. O intuito é integrá-los a sistemas de arquivamento e comunicação (PACS) e de registros médicos eletrônicos (EMRs) já existentes. O valor pago pela Lexmark por essa aquisição foi de aproximadamente US$ 54 milhões.
Com este negócio, a Perceptive Software, empresa de software independente da Lexmark, amplia seu portfólio e passa a oferecer uma solução completa de vendor-neutral, plataforma de conteúdo clínico de padrão básico para capturar, gerenciar, acessar e compartilhar informações de imagens de pacientes, além de documentos relacionados dentro dos estabelecimentos de saúde através de um EMR e entre estabelecimentos.
As soluções da Pacsgear capturam, gerenciam e integram documentos, filmes e vídeos, luzes visíveis e outras imagens de qualquer departamento com quaisquer PACs ou EMRs. Os profissionais de saúde em especialidades como radiologia, cardiologia e ortopedia podem se conectar, visualizar e compartilhar imagens médicas do paciente, além de analisar os resultados para melhorar o atendimento ao paciente e permitir uma melhor troca de informações de saúde.
A sinergia entre as soluções de gestão de conteúdo existentes na área de saúde da Perceptive Software e as soluções de fluxo de trabalho e plataforma de vendor-neutral archive (VNA) da Pacsgear permitirá o acesso universal a imagens de pacientes, registros e informações dentro e entre instituições de saúde.
Com atuação global, a Pacsgear tem fornecido soluções para mais de 50 países e cerca de metade de todos os hospitais norte-americanos. Entre seus clientes mais conhecidos estão Kaiser Permanente, Henry Ford Health System, Hospital Corporation of America (HCA), Mount Sinai Hospital, Stanford Hospital & Clinics e The University of Chicago Medical Center.
A aquisição da Pacsgear é mais um passo da consistente estrutura de alocação de capital da Lexmark, que visa buscar aquisições que apoiem seu crescimento e aumento de recursos de software e soluções, enquanto devolve mais de 50% do fluxo de caixa livre para os acionistas, em média, através de dividendos trimestrais e recompras de ações. Desde meados de 2011, a Lexmark devolveu aos acionistas mais de US$ 600 milhões na forma de dividendos e recompras de ações.