Peróxidos do Brasil faz 25 anos e comemora liderança na América Latina

Cobertura Fotográfica referente à festa de comemoração da empresa Peróxidos Brasil: "25 Anos".A empresa belga Peróxidos Solvay comemorou 25 anos de sua instalação em Curitiba na última sexta-feira (27). Fruto de uma joint venture com o grupo brasileiro PQM, a Peróxidos do Brasil celebra o sucesso de liderança na produção de peróxido de hidrogênio na América Latina. Durante o evento de comemoração diversas autoridades estiveram presentes, entre eles o consul da Bélgica, Didier Vanderhasselt; o embaixador da Bélgica no Brasil, Josef Smiths; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; e o deputado federal e presidente da Compagás, Luciano Pizzatto.

Parte do grupo global Solvay S.A, líder no setor químico de baixo impacto mundial, a Peróxidos do Brasil tem a significativa participação de 65% sobre a indústria da celulose, da mineração, da distribuição e de algumas aplicações químicas da América Latina com capacidade de produção anual de 180 mil toneladas. Para atender os clientes de forma eficaz a Peróxido possui dois terminais logísticos de distribuição e estocagem: a Peróxidos del Plata, na Argentina, e a Peróxidos Andinos, no Chile.

O peróxido de hidrogênio é um líquido incolor à temperatura ambiente, cuja fórmula química é H2O2. É um oxidante poderoso e eficaz, com a vantagem de ser ambientalmente correto, pois se decompõe em oxigênio e água. Possui diversas aplicações que atendem às mais diversas indústrias de produtos para o dia a dia, como alimentos e bebidas, produtos de uso pessoal e cosméticos, sabões e detergentes, papéis brancos e reciclados, metais, plásticos e polímeros, além de desinfetantes médico-hospitalares.  “A Peróxidos do Brasil se tornou líder no mercado da América do Sul, primeiro porque sempre investiu antes da necessidade do mercado. Também se explica graças ao relacionamento muito forte com nossos clientes e uma compreensão alta do mercado. No lado técnico, a Peróxidos é uma referencia em termos de excelência industrial”, explica o CEO da Peróxidos do Brasil Bruno Jestin.

O presidente Jean-Pierre Auguste Lapage ressalta o crescimento e os futuros investimentos da empresa no setor. “Durante todos esses anos, nossa capacidade de produção foi multiplicada em 15 vezes e nos tornamos a maior empresa comercial de água oxigenada do mundo. Passamos de 11 mil toneladas para 180 mil toneladas e, desses, estamos exportando 30% na América Latina, principalmente no Chile e Argentina. Agora, vislumbramos a possibilidade de expandir a produção, com pequenas unidades perto dos clientes”.

Sobre a vinda a implantação da empresa ao Brasil, o embaixador da Bélgica, Josef Smiths, ressaltou que, aqui, as autoridades federais e estaduais estão sempre criando as circunstâncias para permitir que os empresários da Europa e de outros continentes venham investir. “Estamos aqui para celebrar a Peróxidos, que nesses últimos anos, foi uma empresa que intensificou suas atividades e fez importantes investimentos no Brasil, dentro de um grupo que está presente em 55 países”. E o prefeito Gustavo Fruet reafirmou que a cidade de Curitiba continuará dando suporte para que ainda mais seja realizado, “quero agradecer à Peróxidos do Brasil pela confiança no país e na nossa cidade ao longo desses anos. Deixo também a certeza que terão, nessa gestão, todo o diálogo e toda a relação de confiança e respeito que precisarem”. Além dessas autoridades, o cônsul da Bélgica, Didier Vanderhasselt também falou aos presentes, enaltecendo as conquistas dessa grande empresa, que celebra 25 anos na indústria química paranaense e brasileira.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *