Plataforma voltada ao agronegócio vence o Startup Day
A plataforma BBroker-o$alim, voltada à comercialização de sementes e commodities agrícolas, desenvolvida pela o$alim Agribusiness, foi a vencedora da Batalha de Startups, que ocorreu na semana passada, no último dia do Fórum de Tecnologia e Inovação, em Curitiba. Ao todo, a vencedora vai receber R$ 20 mil divididos em mentorias com executivos da TOTVS, estrutura física, treinamento e licenciamento na TOTVS Plataform, além de apoio em Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento por um período de 90 dias.
O evento, promovido em parceria entre a TOTVS, Centro Tecnológico Positivo e Universidade Positivo, organizou uma competição entre as empresas iniciantes de Curitiba e Região Metropolitana, que contou com mais de 20 inscritos. “Ficamos muito satisfeitos com o número de participantes e com as soluções que foram apresentadas”, avalia Flávio Cândido, gerente de Atendimento e Relacionamento da TOTVS.
A plataforma vencedora promove a comercialização de sementes e commodities agrícolas entre compradores e vendedores, registrando propostas e fechando negociações ininterruptamente, sem intermediários. Ou seja, visa a redução de custos, além de gerir a comercialização agrícola destinada ao agronegócio. “Nosso intuito foi de otimizar esse processo e incrementar a confiabilidade das informações”, afirma Antonio Carlos Bentin de Lacerda, de 55 anos, sócio-fundador da startup, que também conta com o suporte em TI do sócio Juan Pablo da Cruz, de 25 anos.
“Para validar nosso projeto, sempre acreditamos que ele precisaria ter a chancela de players referencias do segmento”, ressalta Bentin. Além da TOTVS, a empresa já conta com contratos firmados por outras empresas, como as Sementes Mutuca, de Arapoti (PR). A plataforma também está em fase de implantação nas Cooperativas Castrolanda, de Castro (PR), e Agrária Agroindustrial Entre Rios, de Guarapuava (PR).
Para Flávio Cândido, coordenador do Startup Day, o BBroker-O$alim está alinhado com os objetivos da companhia, oferecendo uma solução complementar ao mercado B2B (negócios entre duas ou mais empresas). “Levamos em conta alguns critérios para tomar essa decisão, como o foco do empreendedor, a solução apresentada, a equipe e o modelo de negócio”, afirma.
Na opinião de Lacerda, a possibilidade de passar 90 dias no escritório da TOTVS será aproveitada para incrementar o produto. “Nessa convivência, pretendemos melhorar nossos processos e sairmos muito mais preparados e direcionados para o mercado”, diz.
De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Brasil conta, atualmente, com aproximadamente 6 mil empresas desse porte. De acordo com o banco de dados da entidade, os ramos de atuação mais comuns são as redes sociais, e-commerce e mobile. O Paraná aparece como o quinto estado em número de startups cadastradas pela ABStartups, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.