Plataforma voltada ao agronegócio vence o Startup Day

A plataforma BBroker-o$alim, voltada à comercialização de sementes e commodities agrícolas, desenvolvida pela o$alim Agribusiness, foi a vencedora da Batalha de Startups, que ocorreu na semana passada, no último dia do Fórum de Tecnologia e Inovação, em Curitiba. Ao todo, a vencedora vai receber R$ 20 mil divididos em mentorias com executivos da TOTVS, estrutura física, treinamento e licenciamento na TOTVS Plataform, além de apoio em Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento por um período de 90 dias.

O evento, promovido em parceria entre a TOTVS, Centro Tecnológico Positivo e Universidade Positivo, organizou uma competição entre as empresas iniciantes de Curitiba e Região Metropolitana, que contou com mais de 20 inscritos. “Ficamos muito satisfeitos com o número de participantes e com as soluções que foram apresentadas”, avalia Flávio Cândido, gerente de Atendimento e Relacionamento da TOTVS.

A plataforma vencedora promove a comercialização de sementes e commodities agrícolas entre compradores e vendedores, registrando propostas e fechando negociações ininterruptamente, sem intermediários. Ou seja, visa a redução de custos, além de gerir a comercialização agrícola destinada ao agronegócio. “Nosso intuito foi de otimizar esse processo e incrementar a confiabilidade das informações”, afirma Antonio Carlos Bentin de Lacerda, de 55 anos, sócio-fundador da startup, que também conta com o suporte em TI do sócio Juan Pablo da Cruz, de 25 anos.

“Para validar nosso projeto, sempre acreditamos que ele precisaria ter a chancela de players referencias do segmento”, ressalta Bentin. Além da TOTVS, a empresa já conta com contratos firmados por outras empresas, como as Sementes Mutuca, de Arapoti (PR). A plataforma também está em fase de implantação nas Cooperativas Castrolanda, de Castro (PR), e Agrária Agroindustrial Entre Rios, de Guarapuava (PR).

Para Flávio Cândido, coordenador do Startup Day, o BBroker-O$alim está alinhado com os objetivos da companhia, oferecendo uma solução complementar ao mercado B2B (negócios entre duas ou mais empresas). “Levamos em conta alguns critérios para tomar essa decisão, como o foco do empreendedor, a solução apresentada, a equipe e o modelo de negócio”, afirma.

Na opinião de Lacerda, a possibilidade de passar 90 dias no escritório da TOTVS será aproveitada para incrementar o produto. “Nessa convivência, pretendemos melhorar nossos processos e sairmos muito mais preparados e direcionados para o mercado”, diz.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Brasil conta, atualmente, com aproximadamente 6 mil empresas desse porte. De acordo com o banco de dados da entidade, os ramos de atuação mais comuns são as redes sociais, e-commerce e mobile. O Paraná aparece como o quinto estado em número de startups cadastradas pela ABStartups, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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