You are here
Home > Sem categoria > Sebrae/PR promove semana com capacitações gratuitas para microempreendedores individuais

Sebrae/PR promove semana com capacitações gratuitas para microempreendedores individuais

Semana do empreendedorDe 31 de março a 4 de abril, o Sebrae/PR realiza mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual. O evento, que acontece simultaneamente em todo o País, movimentará cerca de 70 cidades do Paraná, totalizando aproximadamente 80 locais de atendimento, entre Salas do Empreendedor, Pontos de Atendimento ao Empreendedor e escritórios do Sebrae/PR. Nesses espaços, exclusivos para microempreendedores individuais e futuros microempreendedores individuais, aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil, serão oferecidos, gratuitamente, serviços de orientação, capacitação e formalização. A programação completa da Semana do Microempreendedor Individual, em todas as regiões do Estado, pode ser acessada no site www.sebraepr.com.br/semanamei.

Neste ano, a Semana do Microempreendedor Individual comemora os cinco anos da figura jurídica do microempreendedor individual, instituída por lei em 2009. Por isso, o foco das ações será voltado à capacitação dos empresários, conforme explica a coordenadora estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, consultora Carla Selva.  “Durante todo esse tempo, o Sebrae trabalhou pesado para conscientizar a população sobre a importância da formalização e hoje, cinco anos depois, temos mais de 3,8 milhões microempreendedores individuais atuando em conformidade com a legislação, em todo o Brasil. Agora, nosso objetivo é prepará-los para garantir a sobrevivência de seus negócios e a melhoria da gestão”, afirma.

Por conta disso, o Sebrae/PR vai reforçar capacitações ofertadas aos microempreendedores individuais. Serão disponibilizadas oficinas, com quatro horas de duração, sobre vendas, controle de caixa, planejamento e empreendedorismo, além de palestras explicativas sobre como criar modelos de negócios.

Neste ano, a Semana do Microempreendedor Individual, que tradicionalmente acontece no mês de julho, foi antecipada em função da Copa do Mundo. Carla Selva destaca a importância da participação dos microempreendedores. “Trata-se de uma força-tarefa que faremos para auxiliar os empresários na gestão e sustentabilidade dos seus negócios. É uma grande oportunidade para se fortalecer como empresário”, afirma.

A microempreendedora individual Denise Faria Ribeiro se formalizou em 2011 e, desde então, não perde uma edição da Semana. Para ela, as capacitações são essenciais para sua formação empresarial. “No ano passado, participei das oficinas de venda e planejamento. Foi um aprendizado muito bom e me deu uma nova visão sobre os negócios”, conta a empresária, que tem uma loja de roupas em Pinhais, na Grande Curitiba.

De acordo com Carla Selva, a expectativa do Sebrae/PR é que um público de aproximadamente 1.000 microempreendedores individuais assistam às capacitações, que estão com as inscrições abertas. “Vale reforçar que é preciso conferir os horários e locais em que os cursos serão disponibilizados e que a inscrição deve ser feita com antecedência, pelo 0800 570 0800, pois a as vagas são limitadas”, orienta a coordenadora do Sebrae/PR.

Durante a Semana do Microempreendedor Individual, também será dada atenção especial aos empreendedores que precisam fazer a declaração anual do Simples Nacional. A consultora do Sebrae/PR em Curitiba, Juliana Schvenger, lembra que o prazo termina no dia 31 de maio e a prestação de contas é obrigatória. “Para fazer a declaração, é preciso ter em mãos o certificado de condição de microempreendedor individual, os relatórios de receita bruta, preenchidos e referentes ao exercício de 2013, com as notas fiscais e extratos dos cartão de crédito anexos a esses relatórios. Quem não fizer a declaração ficará sujeito à multa mínima de R$ 50”

Desde setembro de 2009, quando passou a funcionar o Portal do Empreendedor, meio utilizado pelos empreendedores para regularizarem sua situação, mais de 203 mil paranaenses já se formalizaram. Mais de 400 ocupações se enquadram no perfil de microempreendedor individual. Entre elas, doceira, cabeleireira, manicure, pedreiro, pintor, pipoqueiro, borracheiro, barbeiro, artesão, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro e marido de aluguel.

Ao formalizar sua atividade, o microempreendedor individual ganha vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, e a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, salário-maternidade e auxílio-doença.

Na Capital, a Semana do Microempreendedor Individual acontece em parceria com a Agência Curitiba e Prefeitura Curitiba. O atendimento será realizado nos Espaços do Empreendedor, nas oito Ruas da Cidadania e no escritório do Sebrae/PR, no Parolin.

Juliana revela que além dos serviços habituais da Semana, no atendimento em Curitiba, os empresários também poderão resolver questões burocráticas. “Com a presença da Prefeitura de Curitiba no Sebrae/PR, os empreendedores curitibanos poderão solicitar a emissão de alvará, liberação da consulta comercial”, conta a consultora do Sebrae/PR.

Na região metropolitana, os serviços serão realizados nas salas do empreendedor de 11 cidades. Mas como o serviço não será ofertado todos os dias em alguns município, é importante que o empresário acesse a página do Sebrae/PR para conferir as datas e horários de atendimento. O endereço do escritório do Sebrae/PR em Curitiba é Rua Caeté, 140, no Parolin.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top