Coach ensina como acertar nas decisões sobre emprego ou carreira

Decisões como trocar de emprego ou continuar no atual ou até mesmo desistir da carreira para começar do zero uma nova trajetória não são fáceis de serem tomadas. Até por isso, cada vez mais as pessoas buscam ajuda de especialistas – como coaches – para aumentar as chances de acertar nas escolhas. A coach executiva e pessoal Bibianna Teodori afirma que há dificuldade de tomar essas decisões sem apoio de outra pessoa porque, sozinhos, não conseguimos definir metas, necessidades nem aspirações. De acordo com ela, antes de qualquer atitude é fundamental responder algumas perguntas.

“O trabalho proporciona uma maior oportunidade de atingir suas necessidades pessoais e aspirações ou é uma situação estressante, suportada apenas para ganhar dinheiro suficiente para sobreviver? O trabalho é desafiador ou ele sufoca as suas habilidades? Você acha que seu talento e suas competências não são reconhecidas ou são desperdiçadas?”, questiona a fundadora da Positive Transformation Coaching.

A especialista diz que muitas vezes o incômodo não está ligado diretamente à empresa na qual trabalha, ao cargo que ocupa ou à profissão. “Numa situação hipotética, você, cansado de tanta insatisfação, radicaliza e se demite. Uma semana depois, numa segunda-feira, em casa, percebe que fez uma grande besteira ao pedir as contas. Depois de experimentar a paz por um tempo, se dá conta de que apenas precisava de um período de férias.”

Ainda segundo Bibianna, o profissional deve perguntar a si: “Por que sair da atual empresa?”. “Se a resposta estiver ligada à situação atual, você não deve deixar o trabalho. Carreira não é curto prazo, por isso não tome uma decisão às pressas. Se depois de um tempo você continuar se sentindo incomodado com o que faz, vá em frente e mude”, explica a coautora do livro “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Para quem pensa em ingressar em uma nova área, a coach sugere que vislumbre as carreiras nas quais poderia se dar bem e naquelas que não se encaixaria de jeito nenhum. “Se não sabe para aonde ir, aproveite para fazer uma reflexão pessoal. Reflita sobre aquilo que você gosta de fazer, o que lhe dá prazer e imagine-se em diversos cenários.”

“Quando pensam em mudar de carreira, muitas pessoas idealizam a profissão escolhida, como se esse novo trabalho não tivesse desafios. Deve-se pesquisar, conversar com pessoas que trabalham na área que você escolheu. Pergunte sobre os pontos positivos e negativos daquela profissão, o dia a dia, a média salarial, as responsabilidades e as dificuldades. Leia sobre o setor, participe de workshops e palestras sobre o assunto. Você tem que conhecer os pontos positivos, mas também onde o calo aperta”, completa.

Bibianna acredita que desistir de um emprego ou carreira pode não ser o fim, mas um recomeço. “Entretanto, para que seja assim, é preciso muita segurança nas decisões e aprender a dizer ‘não’ para a pessoa que, provavelmente, é a mais exigente: você mesmo

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Um comentário em “Coach ensina como acertar nas decisões sobre emprego ou carreira

  1. Pingback: Bibianna Teodori fala sobre carreira no blog Mirian Gasparin - RZT Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *