Com mercado aquecido, feira de fitness apresenta em Curitiba produtos de 40 expositores
O aumento do número de pessoas que se interessam por atividade física tem feito o mercado fitness crescer ano após ano no Brasil. O último levantamento da Associação Brasileira de Academias (Acad), concluído em 2012, aponta para 6,7 milhões de alunos nas mais de 22 mil academias espalhadas pelo país, aumento de cerca de 20% em relação a 2011. Este aumento, embora não esteja formalizado ainda no levantamento de 2013, se mostra estável segundo os empresários do setor. Neste cenário, acontece em Curitiba a Feira de Esporte & Fitness, de 1 a 3 de maio, no Centro de Convenções de Curitiba (Barão do Rio Branco, 370, Centro).
A feira conta com cerca de 40 expositores do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, que mostram artigos para treinamento funcional, equipamentos de musculação e fitness, acessórios, cursos, livros, softwares, moda fitness e beach wear, suplementos alimentares e serviços para academias, clínicas, spas, clubes, condomínios, hotéis e consultórios. O enfoque da feira é comercial, abrangendo vários públicos. “É atrativa para o praticante de esportes, para donos de academias, construtores que querem criar área fitness nos prédios, diretores de escolas que pensam em melhorar os aparelhos de ginástica, entre outros”, conta João Batista “Batta”, diretor da Korppus, promotora do evento.
Os participantes apostam no aquecimento do setor para aumentar a carteira de clientes com a feira. A Lazer Esportes, de Curitiba, vem registrando aumento médio de 30% na venda de equipamentos pesados para condicionamento físico, indicados para academias, clubes, associações, clínicas de reabilitação, condomínios e residências. “É um setor em aquecimento por causa da consciência cada vez maior das pessoas sobre a importância da atividade para qualidade de vida”, diz Rodrigo F. do Valle, gerente da empresa. Segundo ele, somente por conta da Feira de Esporte & Fitness devem ser comercializados R$ 2 milhões em equipamentos.
Na área de artigos mais leves também há aquecimento. Especializada em produtos para a prática de pilates e de treinamento funcional, a Equipilates e Acessórios Fitness, do Rio de Janeiro, triplicou as vendas nos últimos anos. “Vendemos produtos que ajudam as pessoas a terem mais saúde e de forma prática. Todo ano há grande crescimento nas vendas”, diz Bruno Villa Forte, diretor.
A empresária Juliane Zanardini, sócia da Movimento e Companhia, comemora crescimento nos quatro anos de existência da empresa, especializada na fabricação e venda de roupas para fitness. E o ápice aconteceu durante 2013. “Aumentamos em 100% as vendas e tive que passar de quatro para 20 funcionários. Para 2014 a previsão é no mínimo dobrar de novo as vendas”. Para ela, a explicação vem de dois fatores. “As pessoas estão cada vez mais percebendo a necessidade de fazer exercícios para ter mais saúde e, também, buscam fazer esses exercícios com roupas e calçados adequados”.
Durante o evento, o consumidor terá a oportunidade de ver os produtos, tirar dúvidas, experimentar, comprar e levar na hora. Neste sentido, por serem leves e portáteis, os artigos para treinamento funcional chamam ainda mais atenção. “Vamos ter no estande e mostrar como se usam opções como barras, bolas, fitas, entre outros. O destaque será o lançamento New Elástico Fitness, um kit de R$ 130,00 com barra, elásticos, puxadores e cinturão que é uma verdadeira academia portátil. Serve para uma diversidade de exercícios abdominais, de tríceps, bíceps, costas, peito, pernas etc.”, explica Glauber de Alencar, gerente de vendas da Lider Fitness, de São Paulo. “Estes produtos vendem muito porque a pessoa pode usar em casa, no parque, no trabalho, na rua, em qualquer lugar, com a vantagem de serem baratos”, acrescenta.
Já a FitPro, de São Paulo, apresenta a Gymstick Indoor, barras com bandas elásticas para exercícios funcionais que trabalham a força e a tonificação de todos os músculos, de forma isolada ou vários simultaneamente. “É importado da Finlândia e acompanha um DVD com instruções de uso e opções de exercícios”, diz Cida Conti, diretora da empresa.
O treinamento funcional é composto de movimentos que mexem com todos os grupos musculares e não apenas com músculos isolados. São sempre movimentos diferentes, o que evita a monotonia. Para o personal trainer Rafael Boiko, um dos coordenadores da Feira de Esportes & Fitness, a lista de benefícios é o grande atrativo. “Melhora a mobilidade articular, a resistência, o aumento de força, o alongamento e deixa a pessoa mais preparada para executar os movimentos do dia a dia, como agachar ou pegar algum peso”, diz, ressaltando que outra vantagem é que atende a todos os públicos, de crianças a idosos, de iniciantes a avançados.
A feira traz novidades também em relação aos equipamentos para musculação e condicionamento físico. Um deles é o elíptico Octane Lateral X, importado pela Fit 4, de São Paulo. O aparelho tem como diferencial o movimento lateral, que ajuda a desenvolver o grupo muscular vasto lateral (tem como função a flexão do quadril e extensão do joelho). “Ele faz o movimento para frente e para trás, mas também para os lados. É muito indicado para quem joga tênis e futebol”, diz Aldo Monfredinho Junior, da área de vendas da Fit 4.
A Lazer Esportes, de Curitiba, leva para a Jopef uma linha completa de equipamentos. Entre os produtos, a empresa expõe opções da Fitness One, como esteiras com tela touch de até 20 polegadas, em que o usuário pode até assistir vídeos de forma particular enquanto anda ou corre. São produtos que facilitam também a vida do dono da academia, pois não precisam de lubrificação e tem sistema de telemetria que avisa com antecedência eventuais falhas, evitando danos maiores ao equipamento.
Outra novidade apresentada pela Lazer Esportes é são as linhas GT Black e GT Pro, da One. São equipamentos de musculação que permitem interação maior com o usuário, pois têm mostrador digital para números de repetição, nível de tempo em que o usuário está no equipamento e frequência cardíaca.
A feira apresenta ainda opções em alimentação saudável. A Vida Leve, de Curitiba, por exemplo, oferece sua linha de produtos hiperproteicos, como pães, barras de cereais e pratos ultracongelados, que não perdem as propriedades nutritivas. “São produtos feitos com redução de sódio e gordura e sem conservante. Contribuem para ganho muscular e perda de peso”, diz Arianne Fagundes, nutricionista da empresa.
Ela explica que na feira também vão oferecer o serviço de assessoria nutricional para esportistas e para quem tem problemas de diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol alto, entre outros.
Paralelamente à Feira de Esportes 4 Fitness acontece a Jopef – Jornada Paranaense de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. São cerca de 70 cursos direcionados aos profissionais destas áreas que abrangem saúde e qualidade de vida, fitness, atividade física, musculação, esportes aquáticos, fisioterapia e nutrição com os mais conceituados especialistas nacionais.









Em 2018 : Feira de Esporte & Fitness –
32 ª JOPEF BRASIL – Jornada de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição
Data: 31 de maio a 2 de junho de 2018
Local: ESTAÇÃO CONVENTION CENTER – CURITIBA – PARANÁ
ANEXO AO SHOPPING ESTAÇÃO
Atenciosamente
Rosemari Zampier
Depto comercial da feira
Fones: (41) 9673-8700 ou 99918941
[email protected]
Entre no site http://www.korppus .com.br ,para detalhes sobre fotos e dados da última edição ou facebook da Jopef Brasil .