Empresas estão investindo cada vez mais para formar novos líderes
Conduzir negócios em ambientes complexos e incertos é um dos grandes desafios enfrentados pelos empresários. Este cenário demanda profissionais preparados para lidar com questões sociais e também pessoais. E embora as empresas brasileiras estejam investindo na formação de lideranças, ainda há muito por fazer.
Eu conversei com o CEO da Lee Hecht Harrison/DBM, empresa líder global no Desenvolvimento de Talentos e Transição de Carreira, Claudio Garcia, e ele me disse a falta de líderes acontece no mundo todo, mas no Brasil este problema é ainda mais grave por causa do déficit educacional. O líder tem papel fundamental no sucesso ou fracasso de uma empresa. É ele quem admite e mantém as pessoas em sua equipe; quem toma as decisões; quem mostra o caminho para a equipe; quem pensa estrategicamente e propõe soluções. É também o líder quem torna melhor as pessoas que estão ao seu lado e quem comemora com a equipe o sucesso. Agora um líder mal preparado pode levar uma empresa à falência.
De acordo com Claudio Garcia, o que tem se verificado é que as empresas, inclusive as de pequeno porte estão dando prioridade aos investimentos para a formação de lideranças. Os empresários têm consciência que é através dos profissionais de suas equipes que as suas empresas conseguirão ser mais competitivas no mercado. Ou seja, uma boa liderança mobiliza toda a equipe para gerar ideias inovadoras e consegue motivar os trabalhadores.
Eu perguntei ao CEO da Lee Hecht se há algum setor que está investindo mais na formação de líderes, e ele me informou que atualmente todos os segmentos estão investindo em treinamentos e formação de lideranças. Em média, no Brasil, as empresas investem 2% do seu faturamento na formação de lideranças e capacitação profissional.


