Internet é uma das melhores opções para promover as empresas na Copa do Mundo

internetA três semanas da estreia da seleção brasileira, empresários de diversos setores da economia temem a queda nas vendas provocadas pelos feriados nos dias de jogos, protestos nas ruas, redução da jornada de trabalho e outros contratempos que podem ocorrer. Tamanho é o desânimo que tem empresário torcendo para que a seleção brasileira seja eliminada logo, na esperança de que a rotina econômica volte ao normal e os negócios sejam retomados.

A exceção fica por conta dos segmentos de turismo e hotelaria, que estão confiantes com os negócios gerados pela Copa do Mundo.

Neste momento, o empresário deve ter calma e aproveitar a oportunidade para melhor promover a sua empresa. Segundo o consultor de Marketing, Silvio Tanabe, um dos meios mais práticos de promover o negócio é a internet. Independente do local que estejam fisicamente, antes, durante e depois dos jogos as pessoas estarão na internet. Até quem não gosta de futebol e quer fugir da Copa vai estar na internet procurando alternativas sobre o que fazer nessa época.

Silvio Tanabe sugere algumas dicas para que os empresários planejem suas ações de marketing digital durante a Copa do Mundo.

A primeira dica é utilizar as ferramentas como o Google Trends para descobrir termos, produtos e serviços mais pesquisados no período e avaliar a demanda de mercado. Só para se ter uma ideia, um levantamento realizado ontem, revelou que as buscas por “tabela da Copa do Mundo”, aumentaram nada menos do que 700% nos últimos dias.

Outra alternativa, segundo Tanabe, é criar uma promoção especial com base no evento e promovê-la na própria internet. Aumentar a interação por meio das redes sociais também não pode ficar de fora, pois são formas práticas e imediatas de comunicação. E falar dos jogos é um excelente “gancho” para interagir com clientes e consumidores.

Por último, o empresário deve testar as respostas do site. De acordo com o Datafolha, 43 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular. Por isso, é imprescindível que o seu site seja responsivo, ou seja, se adapte aos diferentes formatos de tela, tanto de computadores quanto de smartphones ou tablets.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *