You are here
Home > Finanças > Não marque gol contra em seu orçamento durante a Copa do Mundo

Não marque gol contra em seu orçamento durante a Copa do Mundo

FBL-WC2014-FRIENDLY-BRA-ENGMesmo quem não acompanha futebol se sente atraído pelo clima gerado pela Copa do Mundo – e o fato de o campeonato acontecer no Brasil pode redobrar essa sensação de festa. Aproveitar a atmosfera para curtir com a família e os amigos é o objetivo de muitos brasileiros, mas os especialistas da Serasa Experian alertam para alguns cuidados que a torcida deve tomar para não marcar um gol contra no orçamento.

“É natural que todos queiram desfrutar desses momentos de alegria e confraternização, mas os consumidores que têm dívidas em atraso não devem se descuidar gastando mais do que podem para as comemorações, chutando os compromissos financeiros para escanteio”, avisa a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin. “A melhor opção é criar saídas alternativas para curtir a Copa do Mundo sem tomar um cartão vermelho do credor.”

Confira as dez dicas dos especialistas da Serasa para manter o controle financeiro do jogo:

1. Planeje sua reunião com antecedência: escreva a lista de comes e bebes e pesquise preços. Muitos supermercados fazem promoções nessa época.

2. Faça uma vaquinha: não é vergonha nenhuma dividir os custos da festa entre amigos e familiares. Com todos contribuindo, não fica caro para ninguém.

3. Não exagere comprando peças de vestuário temáticas. Mesmo que não custem muito, essas roupas vão ficar esquecidas depois da Copa. Customize suas próprias roupas.

4. Use a criatividade para criar adereços e enfeitar a festa. Vale reciclar materiais que você já tem em casa.

5. Cuidado com promoções para a compra de televisores de última geração. Só vale trocar a televisão se o investimento couber no orçamento e for planejado.

6. Se a opção for mesmo adquirir uma TV nova, vale comparar preços de várias lojas e optar pelo varejo que oferece as melhores condições de pagamento e (ou) o melhor desconto.

7. Caso você já tenha comprado seu ingresso para assistir a um ou mais jogos no estádio, prefira ir de transporte público: é mais barato e pode ser mais seguro do que tentar estacionar nas imediações.

8. Estimule a brincadeira da troca de figurinhas para completar os álbuns da Copa. Sai mais em conta do que tentar encontrar a figurinha que falta comprando mais e mais pacotes.

9. Se for viajar para alguma das cidades-sede, pesquise o preço de hotéis e passagens aéreas ou rodoviárias com o máximo de antecedência.

10. Guarde o dinheiro que seria investido em brincadeiras comuns, mas perigosas, como soltar balões e fogos de artifício.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top