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Eleições devem intensificar a procura por casas comerciais para locação em Curitiba

Imóvel - aluguelO começo da campanha partidária para as eleições desse ano, autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de 6 de julho, deve aquecer ainda mais o setor de locação comercial de Curitiba, especialmente para as casas comerciais. O incremento se deve ao fato de que, em ano eleitoral, os partidos políticos geralmente optam pelo aluguel de casa comercial para instalar o seu comitê, até o fim da campanha. Nesse ano, o primeiro turno das eleições está agendado para 5 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 26 de outubro.

Mas não são apenas os partidos políticos que estão buscando as casas comerciais na capital paranaense. A gerente da Senzala Imóveis, Augusta Coutinho Loch, revela que boa parte da procura se dá por empresários que desejam instalar sua empresa de consultoria ou escritório na edificação, ou então abrir um bar ou restaurante. Além disso, é grande a consulta por lojas, principalmente para negócios na área de confecção.

“O público que atualmente busca o imóvel comercial em Curitiba é experiente e maduro. A maioria já está com o seu negócio consolidado e decidiu partir para um imóvel novo a fim de ampliar as suas atividades ou abrir uma filial”, caracteriza Augusta. A faixa etária dos empreendedores está entre 30 e 40 anos.

De acordo com Augusta, as casas comerciais e lojas com área privativa de 150 a 200 metros quadrados, com aluguel até R$ 4,5 mil mensais, situados nas regiões do Mercês, Champagnat, São Francisco e Centro, lideram as buscas por imóveis comerciais na imobiliária. “A facilidade de acesso a esses locais, por meio de automóvel ou do transporte coletivo, assim como o grande fluxo de pessoas que transitam nessas áreas são os fatores que as tornam bastante atrativas para a instalação do negócio, principalmente para o comércio”, explica.

Segundo dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento Imobiliário e Condominial (Inspespar), do Sistema Secovi-PR, a oferta de casas comerciais para aluguel anunciadas em site, em Curitiba, registrou alta de 8,6% em junho desse ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 506 unidades. O preço anunciado para locação das edificações, no entanto, ficou estável, a R$ 19,53 o valor metro quadrado, em média.

Ainda conforme o último levantamento realizado pelo instituto de pesquisa, considerando a totalidade dos imóveis comerciais para alugar em Curitiba (conjuntos, casa comercial, barracões e lojas), anunciados em site, a oferta de unidades teve um incremento de 26% nos últimos 12 meses, chegando a 3.246 imóveis disponíveis para locação.

 

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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