Calçadistas brasileiros fazem bons negócios na Itália

51 marcas brasileiras participaram da theMicam.
51 marcas brasileiras participaram da theMicam.

A theMicam encerrou sua edição da temporada primavera-verão com bons resultados para as 51 marcas brasileiras que participaram da feira com o apoio do Brazilian Footwear. Com contatos mais qualificados , o evento que aconteceu de 31 de agosto a 3 de setembro, em Milão, na Itália, foi considerado por muitos um dos melhores das últimas temporadas. Prova disso é que o último dia, conhecido por ser o de menos movimento, reservou bons negócios para algumas das marcas verde-amarelas, que receberam compradores até os últimos instantes da feira.

Na contramão dos dados publicados pela direção da theMicam, no qual se observa uma queda na visitação, principalmente russa, as empresas do Brasil receberam contatos e pedidos oriundos daquele país. Segundo Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalcados), parte desse resultado se deve ao trabalho realizado pelo Brazilian Footwear. “O maior entendimento das particularidades do mercado bem como a prospeção e o relacionamento com potenciais compradores estão ajudando a abrir mais o mercado de maneira qualificada e consolidada com foco no longo prazo”, destaca.

Uma das empresas que já está colhendo frutos desse investimento é a Democrata. A marca de calçados masculinos está trabalhando com o grupo La Moda, da Rússia, que participou do Projeto Comprador VIP realizado pelo Brazilian Footwear durante a Couromoda. Os compradores do La Moda visitaram a empresa durante a theMicam e fecharam pedidos, dando continuidade ao trabalho. “Essa edição foi muito boa, tivemos contatos qualificados e conseguimos dar prosseguimento a negociações com compradores importantes”, conta Anderson Melo, gerente de exportação da Democrata.

Todo o esforço estratégico, com ações de matchmaking, identificando demandas e trabalhando o relacionamento com compradores, pôde ser visto durante a feira. Em sua estreia na theMicam, a Luz da Lua deu continuidade ao trabalho iniciado no Projeto Copa do Mundo com o Palazzo Pitti, da África do Sul. “Eles nos visitaram na feira para confirmar negociações e acredito que teremos bons resultados nos próximos meses”, destaca Greice Cozer, da área de exportação da empresa. Para ela, a theMicam superou as expectativas e mostrou o acerto da empresa em apostar no evento. “Conseguimos abrir mercados importantes, como Bélgica, Itália, África do Sul, Arábia Saudita e Hungria, além de verificar a boa aceitação dos nossos produtos, o que foi muito importante”, avalia Greice.

A visita do Palazzo Pitti na feira também resultou em negócios para a Capelli Rossi. “A feira foi muito boa, uma das melhores das últimas edições. Abrimos os mercados da África do Sul, Espanha e Quênia, além de um novo cliente na Alemanha e retomar as vendas para Kuwait, Israel e Letônia”, conta Juliana Behrend, gerente de exportação da marca. Ela citou ainda a invasão dos canadenses nessa edição e o feedback positivo da coleção. “Na ultima edição vendemos para um comprador do Canadá e agora fechamos vendas para outras lojas. Todo esse resultado mostra a diversificação de mercados, que é muito importante.”

No masculino, a Anatomic & Co também celebrou os resultados da feira. De acordo com João Conrado, CEO da marca, o investimento da direção da feira em modificar o hall 10 ajudou bastante na movimentação. “Acredito que o theMicam Square, espaço que eles criaram para eventos diversificados, deu uma nova vida ao pavilhão, trazendo mais visitantes para cá. Essa edição foi, com certeza, melhor do que a do verão passado, trabalhamos mais, fizemos mais contatos e fechamos mais pedidos.”

Juntas as empresas brasileiras fecharam pedidos na ordem de US$ 10,3 milhões e esperam dobrar esse número nos próximos 12 meses em decorrência da feira. Participaram da theMicam com o apoio do Brazilian Footwear as marcas ADG Export, Anatomic & Co, Andacco, Boaonda, Capelli Rossi, Carrano, Cecconelo, Cristófoli, Democrata , Dumond, Capodarte, Enrico Boaretto, Freeway, Guilhermina, Huberto S. Müller, Miucha, Itapuã, Itsandals, Itsandals Kids, New Face, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Kildare, Lilly’s Closet, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Paolo Sesto, Para Raio, Paradoxo, Raphaela Booz, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Sapatoterapia, Savelli, Sollu, Stéphanie Classic, Tabita, Tanara Brasil, Kolosh Brasil, Tradeffort, Nova Line, Usaflex, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare e Werner. A próxima edição da feira acontece de 15 a 18 de fevereiro de 201

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *