You are here
Home > comércio > Atividade do comércio recua 0,4% em agosto

Atividade do comércio recua 0,4% em agosto

gráfico -queda- vermelhoApós ter crescido 3,5% em julho/14, a atividade do comércio recuou em agosto/14. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve queda de 0,4% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em agosto/14 (comparativamente a julho/14), já descontados os fatores sazonais. Na comparação com agosto de 2013, a alta foi de 4,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a agosto de 2014, alta de 4,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Esta foi a mais fraca expansão registrada pela atividade varejista em onze anos, isto é, desde os 2,1% observados de janeiro a agosto de 2003.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade do comércio, tanto durante o mês de agosto bem como no acumulado do ano deve-se à baixa confiança dos consumidores em relação ao futuro da economia, aos juros elevados e à inflação mais alta este ano corroendo o poder de compra dos consumidores.

O recuo da atividade varejista em agosto/14 foi concentrado em três segmentos: queda de 1,3% no ramo de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; recuo de 1,2% no segmento de material de construção e variação negativa de 0,4% no setor de veículos, motos e peças. Na direção contrária tivemos, em agosto de 2014, as altas de 0,9% em combustíveis e lubrificantes; 0,4% em móveis, eletroeletrônicos e informática; e de 0,1% no ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

No período acumulado de janeiro a agosto de 2014, a atividade varejista cresceu 4,0% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,2%) e de combustíveis e lubrificantes (alta de 2,7%). O segmento de veículos, motos e peças acumulou crescimento de 0,6% e o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática 1,0%. Por outro lado, as lojas de material de construção viram o movimento dos consumidores cair 1,6% nestes primeiros oito meses do ano e nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, a queda foi de 0,5% frente o mesmo período do ano passado (janeiro a agosto de 2013).
 

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top