You are here
Home > Sem categoria > Brinde é muito mais do que uma lembrancinha. Ele representa a imagem da empresa

Brinde é muito mais do que uma lembrancinha. Ele representa a imagem da empresa

O brinde tem de ser compatível com a imagem do produto ou serviço de uma empresa.
O brinde tem de ser compatível com a imagem do produto ou serviço de uma empresa.

A maioria das empresas tem por hábito distribuir brindes aos clientes, fornecedores e amigos,  principalmente no final de ano. Agora, o que o empresário nunca deve se esquecer, é que o brinde não deve ser tratado como uma lembrancinha. Ele é muito mais do que um chaveirinho, boné, caneta ou calendários. O brinde deve ter um significado e um objetivo. E deve fazer parte de uma estratégia maior que sirva para fortalecer a imagem da empresa ou promover uma linha de produtos.

Por isso, antes de mandar confeccionar um brinde, o empresário deve se questionar sobre alguns pontos, como por exemplo: quanto vale a sua marca na mesa do escritório de seu cliente sendo vista uma centena de vezes por dia? Ou quanto vale o cliente lembrar-se da sua empresa cada vez que pega as chaves do carro?

O brinde sempre deve estar associado a uma experiência, para que, dessa forma, ele consiga resgatar todas as lembranças positivas vivenciadas pela pessoa que o recebeu, associando-as à marca que promoveu a ação. E mesmo que simples, o empresário  tem de fazer com que o seu brinde se torne um símbolo e que mereça ser guardado com recordação ou algo precioso. Assim sendo, mais importante do que o próprio brinde, é o modo como ele deve ser entregue.

E para os fornecedores de brindes, alguns dados interessantes. Por exemplo: considerando-se o número de funcionários, as empresas pequenas e médias investem proporcionalmente volumes mais significativos do que as multinacionais. Os brindes e produtos promocionais na faixa de R$ 2 até R$15 representam 56% do total das compras do setor.

Outro item muito importante e que não pode ser esquecido pelos empresários é que o brinde tem de ser compatível com a imagem de seu produto ou serviço.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

3 thoughts on “Brinde é muito mais do que uma lembrancinha. Ele representa a imagem da empresa

  1. Como uma ferramenta de marketing muito eficientes, brindes personalizados podem ajudar muito a melhorar os resultados da divulagação de sua empresa. Mas como toda ferramenta, se você não usa-la corretamente, ficara difícil conseguir os resultados desejados. Veja casos de sucesso de como os brindes ajudam as empresas a aumentar suas vendas.

  2. Como uma ferramenta de marketing muito eficientes, brindes personalizados podem ajudar muito a melhorar os resultados da divulagação de sua empresa. Mas como toda ferramenta, se você não usa-la corretamente, ficara difícil conseguir os resultados desejados. Veja casos de sucesso de como os brindes ajudam as empresas a aumentar suas vendas.

Deixe uma resposta

Top