Com entrada do 13º salário na economia diminui número de cheques sem fundos
O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,93 % no mês de novembro, é o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em novembro do ano passado este percentual foi de 2%. Em outubro de 2014 foi de 1,97%. Nos primeiros onze meses deste ano, esse percentual foi de 2,05%. Já no mesmo período do ano passado, esse percentual foi de 2,01%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a entrada da primeira parcela do 13º salário na economia contribuiu para o recuo da inadimplência com cheques em novembro/14. Entretanto, o cenário mais adverso neste ano (juros mais altos, economia em estagnação e enfraquecimento do nível de emprego) tem mantido a inadimplência com cheques no acumulado deste ano (2,05% de janeiro a novembro de 2014) em patamar ligeiramente superior ao verificado no mesmo período do ano passado (2,01% de janeiro a novembro de 2013).
Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros 11 meses de 2014, com 11,21% de devoluções. São Paulo, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,26%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,55% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,48%).
Na Região Sul, a devolução de cheques em novembro/14 foi de 3,82% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 4,03%
registrada em outubro/14. Em novembro/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na Região Sul havia sido de 1,86% do total de cheques compensados.
No Paraná, a devolução de cheques em novembro/14 foi de 4,07% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 4,29% registrada em outubro/14. Em novembro/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Paraná havia sido de 1,90% do total de cheques compensados.








