Startup Grind apoia primeira startup brasileira a participar de programa do Google

Para Dalmir Ogliari, a monetização é o grande desafio das empresas, especialmente das startups.
Para Dalmir Ogliari, a monetização é o grande desafio das empresas, especialmente das startups.

A EngagED, empresa de Curitiba, é a primeira startup nacional a receber incentivo do Google, por meio do Programa Google Cloud Credits. A iniciativa visa dar suporte a empresas iniciantes que usem a plataforma da companhia. O apoio global da Google for Entrepreneurs ao Startup Grind se iniciou em 2013, a parceria entre Startup Grind e Google Cloud Credits se realizou no final de 2014 e a extensão ao Brasil ocorreu no início de 2015. Fundado no ano de 2010, no Vale do Silicio, o Startup Grind está presente em mais de 160 cidades em torno de 60 países, com uma comunidade global de em média 120 mil empreendedores e startups.

De acordo com o diretor brasileiro do Startup Grind, Rodrigo de Alvarenga, o foco é trabalhar a educação, inspiração e compartilhamento de experiências entre empreendedores e atores do ecossistema. “Dessa forma, torna-se a jornada empreendedora menos solitária, apoiando os empreendedores na construção dessa trilha. Nesse sentido, estamos imbuídos na missão de trazer ao Brasil oportunidades como a do Programa Google Cloud Credits, entre outras que estão no forno”, afirma Alvarenga.

A atuação do Startup Grind nessa parceria tem como objetivo avaliar e indicar startups, que recebem uma espécie de investimento inicial de U$S 100 mil, na forma de uso de serviços e soluções da plataforma Google Cloud. “Estamos muito felizes em divulgar o primeiro caso de sucesso aprovado no programa através do Startup Grind Brasil e já buscamos selecionar os próximos”, comenta Rodrigo de Alvarenga.

Na opinião de Dalmir Ogliari, um dos sócios da EngagED, a monetização é o grande desafio das empresas, especialmente das startups. “Com a entrada desse capital tecnológico da Google, agora poderemos calibrar ainda mais nossa oferta de serviços recorrentes via processamento de dados na nuvem e business inteligence, o que consequentemente amplia nossa penetração e confiança com os clientes para novos modelos de receita”, opina.

Entre as empresas que receberam o mesmo incentivo, estão: Khan Academy, Snapchat, Wix, Pulse, que possuem abrangência mundial. Entre as que utilizam o Google Cloud Platform, encontram-se: Coca-cola, Sony Music, Best Buy, Boo-box e Sul América.

Com atuação na área de gestão e relacionamento educacional, a plataforma da startup conta com quatro módulos: (1) apoio e retenção, que transforma contatos em contratos, fazendo com que o vestibulando seja acompanhado durante todo o processo; (2) academia, que conduz a gestão acadêmica tanto do aluno quanto dos gestores, que podem ofertar serviços educacionais sob demanda; a fase “Alumni” (3) amplia o ciclo do aluno na instituição com base na manutenção do relacionamento e da oferta de novos serviços; e (4) dados, que analisa indicadores e perfis de alunos, ex-alunos e professores, gerando novas formas de monetização.

Em busca de alcançar o ritmo dos sistemas de ensino mais avançados do mundo em quesitos como desenvolvimento, segurança, tecnologia e pesquisa, a EngagED procura aproximar o aluno da instituição de ensino, gestores e educadores. A tecnologia é fundamental para engajar os estudantes, e a plataforma é a ferramenta perfeita para tornar essa aproximação proveitosa para todas as partes, pois abrange o modelo de negócio, os alunos, professores e colaboradores, a sociedade e a economia.

“As Instituições de ensino têm buscado a alta profissionalização diante de um cenário que mudou completamente com o advento da tecnologia digital. Alunos e professores utilizam diferentes tecnologias para suprir suas necessidades de construção e gestão do conhecimento, essa autonomia abriu um abismo na relação entre instituições, alunos e professores”, afirma Thiago Chaer, especialista em Educação e também sócio da EngagED. “Isso acontece porque empresas tradicionais de tecnologia e algumas instituições de ensino não conseguem reagir ao cenário extremamente competitivo e inovador pelo qual passa e educação” pontua.

A ideia da startup é criar um novo marco para a educação brasileira. “Por meio da geração de novos modelos e serviços educacionais sustentados por dados e modelos prescritos, que atendem a real necessidade dos estudantes e das instituições, será possível elevar a qualidade da educação brasileira”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Um comentário em “Startup Grind apoia primeira startup brasileira a participar de programa do Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *