Mercado de imóveis nos EUA é tema de palestra on line

Jean-Daniel Galiano
Jean-Daniel Galiano

O mercado de compra e venda de residências em Miami, em janeiro, teve uma variação positiva de 6,5% com relação ao mesmo mês do ano anterior. O período comparado também registrou valorização de 5,6% – desempenho superior à média nos Estados Unidos, que ficou entre 3% e 4%. As informações são do diretor-executivo da Apolar Real Estate, Jean-Daniel Galiano, que está operando na Flórida a partir deste ano.  “O dado é expressivo principalmente se considerarmos que casas não são o destaque do mercado imobiliário no condado de Miami”, observa.

O crescimento desse mercado nos Estados Unidos e as principais dicas para quem quer investir em imóveis naquele  país  foi o tema da palestra de Galiano no Simpósio de Oportunidades do Mercado Imobiliário, evento on line que o portal Academia do Dinheiro promove até a próxima sexta-feira (27). “A procura tem crescido muito  mas persistem dúvidas que é necessário dirimir para fazer negócios de forma segura”, completa.

Entre as principais medidas elencadas pelo executivo, a primeira é procurar suporte técnico de uma  imobiliária e definir  a finalidade do bem a ser adquirido – se para uso próprio ou locação, por exemplo. A partir daí é que será escolhida a forma legal mais adequada para a aquisição. O interessado também precisa definir de antemão qual o tipo de imóvel (casa, apartamento, loft) e a região onde pretende adquiri-lo. Só então o investidor deve partir para a escolha daquela casa ou daquele apartamento propriamente dito.

O objetivo, explica,  é estabelecer se o imóvel idealizado está dentro da possibilidade financeira ou da disposição de investir em reforma. Assim, o futuro comprador não pode deixar de analisar questões práticas como matrícula no registro de imóveis, situação fiscal, oferta de serviços contemplada em contrato e – muito importante quando for o caso – as regras do condomínio. “É preciso atenção para prevenir decepções porque muitos chegam a especificar o tipo e a cor da grama que se pode instalar e definir por quanto tempo é permitida a locação por temporada”, exemplifica.

Jean-Daniel Galiano também aponta a importância de contar com os serviços de um advogado local ou que tenha domínio dos trâmites legais nos Estados Unidos, além de uma administradora. “A ideia é sempre fazer tudo da forma mais rápida, segura e de menor custo possível”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *