Para aumentar venda de veículos e motos, concessionárias realizam semana de promoções

Marcos da Silva Ramos
Marcos da Silva Ramos

Com o objetivo de elevar as vendas de carros novos e seminovos, bem como de motos que estão em queda, a regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-PR) realizará em Curitiba, entre os dias 21 e 28 de março, a 1ª Semana de Vendas Fenabrave, que contará com a participação de 28 marcas, 46 concessionárias e 96 lojas, tendo o Banco Alfa como patrocinador.  Neste período, os consumidores poderão comprar veículos com condições especiais, que incluem financiamento em até 60 meses e valor de entrada mais baixo que o exigido normalmente.

Na avaliação do diretor-geral da Fenabrave/PR, Marcos da Silva Ramos, depois de uma queda de 28% no primeiro bimestre do ano, as concessionárias veículos esperam com este evento um aumento de até 40% das vendas. Além de automóveis novos e seminovos e motos, a 1ª Semana de Vendas Fenabrave também contemplará a  prestação de serviços, incluindo as revisões.

Durante a promoção, cada loja terá independência para fazer a sua ação promocional. As concessionárias contarão com R$ 10 milhões de crédito pré-aprovado com vencimento da primeira parcela para 60 dias e taxas especiais, informou nesta quinta-feira (12), o superintendente regional do banco Alfa, Aparecido Aquino.

Eu conversei com o diretor de Tesouraria da Fenabrave/PR, Luis Antonio Sebben, e ele me explicou que o consumidor de veículos hoje é muito diferente do que há cinco anos. Fidelidade com a marca é algo que desapareceu. O preço também deixou de ser o fator número um na hora da compra. O que mais pesa hoje é o design do carro, as inovações tecnológicas e  o conforto. O que era luxo no passado passou a ser uma necessidade. Com isso, as concessionárias tiveram que se adaptar.  Mais exigente, o consumidor tem preferido comprar um veículo seminovo, com mais acessórios e baixa quilometragem, do que um carro básico zero quilômetro, que já no primeiro ano desvaloriza 20%. Sem contar que o juro do seminovo é praticamente o mesmo de um veículo zero.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *