You are here
Home > Sem categoria > Marketing promocional aparece como uma das possibilidades para driblar a crise

Marketing promocional aparece como uma das possibilidades para driblar a crise

Auli de Vitto: "O consumidor mudou".
Auli de Vitto: “O consumidor mudou”.

Curitiba é sede nesta quarta-feira (29) da maior feira de marketing promocional da América Latina, que é a Brasil Promotion Day. A feira, que começou às 10 horas desta manhã e segue até as  20 horas, tem como local o centro de eventos da Fiep, e reunirá as últimas novidades dos principais fornecedores do Brasil e da região em brindes e produtos promocionais, serviços para eventos e soluções para merchandising no ponto de venda de cada região. Esta é a terceira vez que o evento é realizado em Curitiba, e a expectativa é receber mais de 1.200 profissionais. Paralelo à feira, serão realizados diversos seminários sobre as principais tendências do mercado promocional.  Tanto a feira quanto os seminários são gratuitos.

Eu conversei com o diretor presidente da Brasil Promotion Days, o empresário Auli de Vitto, e ele me disse que consumidor mudou e hoje está presente em diversas plataformas ao mesmo tempo, e estas por sua vez têm que falar a mesma linguagem. Desta forma, as empresas têm se preocupando para que a experiência do consumidor com o produto seja a mesma no celular, no computador ou mesmo no ponto de venda. Aliás, segundo de Vitto, algumas empresas como Havaianas, Melissa, entre tantas outras, estão abrindo suas próprias lojas para preservar a experiência com a marca.

Quando se fala em produto promocional, existem muitas formas de agregar valor a este item.  Quem recebe, por exemplo,  uma camiseta após um show musical que adorou, toda vez que usar o produto estará revivendo aqueles momentos inesquecíveis. E mais do que isso, estará associando aqueles momentos a uma marca “X” lembrando-o constantemente desta associação.

Eu perguntei ao empresário sobre o mercado de brindes e ele me informou que este setor vem crescendo, em média, 10% ao ano. Em 2014, a Copa do Mundo acabou desestruturando as vendas. Mesmo assim, o setor cresceu 7%. Para este ano, a expectativa é de um novo crescimento na casa dos dois dígitos.

Para o diretor presidente da Brasil Promotion Days, o setor do marketing promocional pode ser uma das grandes possibilidades de driblar a crise. Se as empresas estiverem atentas ao novo cenário, as linhas de consumo e tendo a criatividade como foco, podem encontrar neste segmento uma ótima oportunidade para alavancar seus negócios.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top