Quanto vale um líder exemplar no mercado corporativo?

Nos próximos dez anos, os líderes terão o desafio de resolver problemas que as gerações anteriores não conseguiram e também deverão solucionar questões ainda desconhecidas do ser humano. A afirmação é da consultora de empresas e colunista do site Exame.com, Waleska Farias. Para ela, é preciso se tornar, primeiro, uma boa pessoa para somente depois pensar em coordenar equipes. “Decidi investigar o perfil comportamental de alguns gestores bem sucedidos e a primeira evidência que encontrei foi o respaldo na natureza humana. Caráter, honestidade e valores são fundamentais para qualquer um, mas parece que isso está esquecido atualmente”, explica.
Para falar sobre essa temática, Waleska Farias vem a capital paranaense fazer uma palestra gratuita, conversar com o público e lançar o livro “O Líder Integral” (Integrare Editora, 168 pág., R$ 35,00). O evento será amanhã (28 de abril), às 19h30, na Livrarias Curitiba do ParkShoppingBarigui [rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê, tel. 41-3330-5185, Curitiba-PR].
Em novembro de 2014, Waleska decidiu realizar uma pesquisa que reafirmasse a vertente trabalhada no livro, ilustrando a necessidade dos condutores compreenderem as pessoas antes de dispor-se a liderá-las. A análise teve como base 3154 entrevistas em todo país, com profissionais entre 25 e 59 anos.
O resultado mostrou que 54% das pessoas preferem gestores honestos e justos, 26% optaram por disponíveis para escutar e 24% preferem aqueles que sejam flexíveis. Ao contrário do que muitos imaginam, o item motivador ficou em oitavo lugar. Já os quesitos de autoritarismo, descaso pela equipe e arrogância foram os aspectos negativos mais citados.
“Isso nos leva a crer que tratar bem as pessoas tornou-se um excelente negócio para aqueles que optam por alavancar a carreira na função de liderança. E que fique claro: liderar pessoas, sim, é uma opção e sugere consequências que nunca devem ignoradas”, explica Waleska.
De acordo com Sidnei Oliveira, autor de livros da série Geração Y, ser líder é um conceito abstrato e muitas vezes intangível. “Existem diversas possibilidades de interpretações, comparações e referências que ultrapassam culturas, hábitos, comportamentos e manifestações sociais. Essa é uma discussão muito válida para a atualidade, já que as empresas carecem de líderes natos, capazes de influenciar pelo exemplo”, diz.
Opinião semelhante tem Eduardo Carmello, professor da FGV-SP e diretor da Entheusiasmos Consultoria. “As organizações clamam por líderes que buscam a superação de resultados a partir de valores e princípios sólidos, mesmo em ambientes de adversidades e mudanças. Mais do que isso; eles devem dar o exemplo de confiança, respeito e admiração pela sua equipe”, enfatiza.
“Mas se essas informações são de conhecimento público, por que os líderes não as praticam de fato?”, questiona Waleska. Para ela, um líder justo e honesto está em falta no mercado e as corporações sentem na carne o resultado, ainda mais em tempos de economia fraca.
Outro ponto citado pela autora é a questão comportamental. “Por mais conhecimento técnico que os gestores tenham, eles sofrem na hora de diminuir conflitos e valorizar as qualidades humanas como relacionamento, engajamento dos colaboradores e a verdadeira construção de resultados”.
Os profissionais consultados por Waleska foram questionados sobre quais aspectos consideravam como positivos e negativos no perfil de um líder. O resultado está na tabela abaixo:
| Características positivas | Características negativas | |||
| 1º | Honesto e Justo | 54,10% | Autoritário | 22,58% |
| 2º | Disponível para escutar | 26,70% | Tem descaso pela equipe | 22,36% |
| 3º | Flexível | 24,60% | Arrogante | 21,74% |
| 4º | Inspirador | 23,10% | Egoísta | 21,22% |
| 5º | Empático | 23,10% | Injusto | 20,12% |
| 6º | Acessível | 21,80% | Comunica-se inadequadamente | 20,10% |
| 7º | Envolvido com a equipe | 20,70% | Inflexível | 19,10% |
| 8º | Inovador | 19,60% | Inacessível | 18,00% |
| 9º | Motivador | 16,00% | Não busca inovar | 16,34% |








