Criação de um bom logotipo é fundamental para que o negócio se destaque e transmita profissionalismo

O logotipo nada mais é do que a assinatura de uma empresa. E é através do logotipo que podemos traduzir visualmente a personalidade da uma marca, fazendo com que o público se identifique ou não com ela. Por isso, diante de um mercado bastante concorrido, um logotipo bem feito fará com que o negócio ou o produto se destaque e transmita profissionalismo e credibilidade.

Mas, o que temos visto hoje, é que a metade das empresas que abrem suas portas costumam falhar em seu primeiro ano no mercado. De acordo com especialistas de marketing, uma das falhas é a falta de profissionalismo na divulgação da marca. A desculpa é que como o fluxo de caixa geralmente é fraco nos primeiros meses de atividade, principalmente, as micro e pequenas empresas acabam adiando a criação do logotipo, bem como de materiais de marketing profissional. Acontece, que os empresários que pensam, dessa forma ignoram a possibilidade de que alguns possíveis clientes, por exemplo, farão o primeiro contato através de um cartão de visitas. Então imaginem entregar a esse possível futuro cliente, um cartão de visitas, sem logotipo, sem identidade, sem nada que realmente reflita sua marca. É o mesmo que rasgar um pedaço de papel e anotar o número do telefone.

Alguns cuidados devem ser tomados no momento de pelo logotipo da empresa. Em primeiro lugar, faça dele uma peça eternamente relevante, ou seja, evite modismos, que passam com o tempo. Outro ponto importante é ser ousado no design, não seguindo, mas criando tendências. O logotipo deve ser simples, evitando a sobrecarga de informações. Por último, o logotipo deve ser consistente e utilizado para reforçar a marca, aproveitando todos os espaços corretamente, usando fontes que despertem a emoção e cores que fortaleçam a mensagem do negócio.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *