Startups são desafiadas a desenvolver soluções para grandes indústrias

Luiz Barreto: Criatividade é importante, mas precisa estar associada a uma boa gestão.
Luiz Barreto: Criatividade é importante, mas precisa estar associada a uma boa gestão.

Startups brasileiras foram selecionadas pelo Sebrae, em parceria com a ABStartups, e serão desafiadas a criar soluções tecnológicas para Natura, Braskem e HT Micron, grandes empresas do segmento industrial, durante a sexta edição do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que ocorre nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. Embalagens mais inteligentes e otimização do uso de água e energia elétrica são as demandas que deverão ser resolvidas pelos empreendedores.

“O mercado mundial está bastante favorável a empresas que trabalhem com a inovação. Mas é importante que as startups, que utilizam esse conceito como a matéria-prima, tenham conhecimento de administração, gestão de pessoas, fluxo de caixa, acesso a mercados, relacionamento com o cliente, dentre outros aspectos que são a base para que suas ideias sejam competitivas e sustentáveis. Criatividade é importante, no entanto, precisa estar associada a uma boa gestão, por isso, a importância de apoiarmos esses empreendedores com capacitações e eventos como esse desafio”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O Desafio de Startups contará com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai), que disponibilizará equipes de profissionais de criação e prototipagem para auxiliar os empreendedores no desenvolvimento de novos modelos de negócios. A programação do desafio se baseia na troca de experiências com profissionais do mercado, representantes de grandes empresas, bem como consultores especializados. Socorre-me, Video Jobs, My Musics, Rebel Tech, EAS Soluções Integradas, First Energy, Virturian, I.Systems, Smart Brise, Mega Power, E-Manager e LVL Engenharia também terão a oportunidade de apresentar seus cases para outras empresas e prospectar negócios.

O desafio será realizado em um espaço do Sebrae dedicado às startups. Esse local irá abrigar ainda uma área institucional na qual será apresentada a atuação da instituição junto às startups e contará com a participação de empresas apoiadas pela instituição, que irão contar as suas experiências e fazer negócios. Em outra parte do stand, os visitantes poderão conhecer o ecossistema brasileiro de startups, ou seja, que instituições buscar para criar ou desenvolver uma empresa de base tecnológica que estará disponibilizada em forma de infográ fico audiovisual com vídeos explicativos de cada instituição.

O 6° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria será promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). São esperados três mil participantes entre executivos das maiores indústrias do país, empreendedores, especialistas, representantes de startups e outras empresas de base tecnológica para debaterem propostas de políticas públicas e promovem o diálogo entre os setores privado e público a fim de fortalecer o ambiente de inovação no Brasil.

A programação reúne palestras, entrega do Prêmio Nacional de Inovação e lançamento da publicação Inovar é Fazer: 22 casos de inovação de pequenas, médias e grandes empresas, dentre outras ações.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *