Demanda das empresas por crédito tem o terceiro recuo mensal consecutivo em junho

gráfico quedaConforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve queda de 0,5% na procura das empresas por crédito em junho/15 na comparação com maio/15. Já com relação com junho do ano passado, houve aumento de 1,9% na procura das empresas por crédito. No acumulado do primeiro semestre de 2015, a busca das empresas por crédito avançou 3,8% frente ao primeiro semestre do ano passado. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a retração da demanda das empresas por crédito em junho/15, a terceira queda mensal consecutiva, é mais um sinal que aponta para a queda da atividade econômica no segundo trimestre deste ano, consolidando um quadro recessivo para a economia brasileira. Juros em constante elevação e queda dos níveis de confiança empresariais são alguns dos fatores que explicam a fraca procura por crédito pelas empresas nestes últimos meses.

A maior queda na demanda das empresas por crédito em junho/15 ocorreu nas médias empresas: recuo de 1,6% perante maio/15. Nas micro e pequenas empresas, bem como nas grandes, os recuos mensais em junho/15 foram de idênticos 0,5% perante maio/15.

No acumulado do primeiro semestre de 2015, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 5,2%. Nas médias empresas o recuo interanual nos primeiros seis meses do ano foi de 16,6% ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 10,9%.

Dois setores econômicos registraram diminuição na demanda por crédito em junho/15: indústria com queda de 2,3% e o comércio com retração de 0,7%. A procura por crédito das empresas de serviços ficou estagnada em junho/15 na comparação com maio/15.

Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, o setor de serviços exibiu a maior elevação na demanda por crédito: 5,5% frente ao mesmo período do ano passado. No setor comercial a alta foi de 4,7%, ao passo que na indústria houve retração interanual de 6,1% na demanda empresarial por crédito no primeiros semestre de 2015.

A retração da procura das empresas por crédito em junho/15 se concentrou no Nordeste: queda de 2,6% perante maio/15. Nas demais regiões, o resultado de junho/15 foi positivo em relação a maio/15: altas de 1,6% no Centro-Oeste; 1,4% no Norte; 1,1% no Sul e 0,8% no Sudeste.

Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito no primeiro semestre de 2015 foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 6,0% perante o acumulado de janeiro a junho de 2014. No Sul a alta foi de 4,5%, no Centro-Oeste foi de 2,3%, no Nordeste de 1,1% e, por fim, de 0,9% na região Sudeste.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *