JBS cria diretoria de compliance para padronizar processos corporativos

A JBS, maior processadora de carne do mundo, criou neste mês uma diretoria de compliance para padronizar processos corporativos e melhorar mecanismos de controle interno. A diretoria pretende concluir até setembro a revisão do código de conduta da empresa, disse o diretor de compliance da JBS, Marcel Fonseca, em entrevista à CarneTec na segunda-feira (20). Num primeiro momento, a nova diretoria irá identificar as principais áreas de risco, nas quais será avaliada a execução dos processos para mapeamento de possíveis falhas que possam prejudicar o andamento dos negócios da companhia.

Os procedimentos serão então adequados e padronizados às regras de compliance que estão sendo estabelecidas. Entre algumas das principais áreas de risco que serão avaliadas estão, por exemplo, a controladoria, os procedimentos de controle de pagamentos, setor de recursos humanos, compliance regulatório, procedimentos de qualificação de fornecedores, entre outros, conforme explicou Fonseca, advogado que atuava como gerente de compliance na GE Healthcare para América Latina antes de ingressar na JBS.

A intenção é criar um programa e código de conduta a serem aplicados em toda a empresa e que visam à prevenção de riscos, inclusive o reputacional, segundo o executivo. O programa de compliance irá também incluir o treinamento de funcionários. “Alguns controles já existem, mas há necessidade de definir a padronização”, disse Fonseca sobre a implementação dos procedimentos de compliance corporativo. “O foco inicial é Brasil e América do Sul”, para depois replicar o programa em outros países, acrescentou.

O executivo estima que o programa de compliance, a exemplo do que está sendo implementado na empresa no Brasil e América do Sul, possa ser ampliado para aplicação em outras unidades do grupo no exterior a partir de 2017. Programas de compliance corporativo têm sido criados em diversas companhias no Brasil, após a publicação da Lei Anticorrupção, no ano passado. Na JBS, Fonseca disse que a criação da diretoria não está relacionada a uma exigência local. “Não tem a ver com a Lei Anticorrupção. É um processo decorrente da expansão da JBS, do crescimento da companhia”, disse.

A JBS já havia anunciado em maio a criação de uma área de compliance trabalhista, para acelerar o cumprimento principalmente de normas de segurança do trabalho em suas unidades. A criação dessa área ocorreu após inspeções lideradas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) e do Ministério Público que levaram a interdições temporárias e multas aplicadas a frigoríficos de diversas companhias. A nova diretoria de compliance corporativo, segundo Fonseca, tem uma atuação mais ampla que a de compliance trabalhista, que segue seus trabalhos numa estrutura separada.  A diretoria de compliance também irá atuar nos procedimentos de fusões e aquisições, segundo Fonseca, de forma a identificar possíveis melhorias nestes processos. “É uma área relevante para que a gente faça um processo de análise”, explica.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *