You are here
Home > Sem categoria > Como enfrentar os momentos de crise e crescer

Como enfrentar os momentos de crise e crescer

criseA crise econômica e política que o Brasil vive hoje não tem contornos globais, mas sim estruturais, e diante de um cenário incerto as empresas têm que adotar medidas urgentes para enfrentar os problemas e, inclusive crescer. Eu conversei com o professor da Fundação Dom Cabral e ex-presidente regional da América Latina da Avon Brasil, da Avon Venezuela e da Avon República Dominicana, Luis Felipe Medina, e ele me disse que uma recuperação da economia brasileira só deve começar mesmo em 2017, e ainda de forma gradual. Neste sentido, algumas ações devem ser tomadas pelas empresas para não correrem o risco de uma falência.

Luis Felipe, que participou nesta quinta-feira (6), em Curitiba, da reunião do Comitê de presidentes e dirigentes da Rede PAEX Paraná e Rondônia, promovida pela Fundação Dom Cabral, que teve como tema central “Como Crescer em Tempos de Crise”  alerta os empresários para que tenham mais atenção com as receitas de seus negócios.  Segundo ele, é muito comum em períodos de redução de consumo que as empresas façam promoções, baixando o preço dos produtos para atrair clientes e reduzir estoques. Acontece que  crescer não significa só aumentar as receitas, mas sim manter o caixa positivo. As empresas que fazem promoções e liquidações prejudicando o lucro, podem ter sérios problemas de caixa e, inclusive, falir no curto prazo, adverte.

De acordo com Luiz Felipe, o primeiro passo em momentos de crise é adotar uma gestão mais eficiente e, como já falamos ontem, com o mercado interno reprimido, a opção é buscar oportunidades em outros mercados, já que o dólar está favorecendo as exportações.

Outro grande problema enfrentado pelas empresas hoje é o forte endividamento. Neste sentido, o professor da Fundação Dom Cabral aconselha que os empresários façam uma reestruturação das dívidas, que compreenda o alongamento nos prazos de pagamento, renegociação das taxas de juros com os bancos e desmobilizar alguns ativos próprios.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top