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Autorizado investimento de R$ 183 milhões na modernização do Porto de Paranaguá

Porto de Paranaguá - projetoA Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai investir R$183 milhões na modernização dos berços 201 e 202 do Porto de Paranaguá e na ampliação em 100 metros do cais do berço 201 – sentido Oeste. Esta é a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá dos últimos 30 anos e será realizada integralmente com recursos próprios da Appa.

O governador Beto Richa autorizou, nesta semana, a abertura do processo licitatório, modalidade concorrência, para a contratação da empresa especializada para execução das obras. O edital de licitação estará disponível no site da Appa (www.portosdoparana.pr.gov.br) a partir do dia 21 de setembro para consulta e a abertura da licitação será no dia 30 de setembro. “Estamos pensando o Porto de Paranaguá para os próximos 20 anos. A produção de alimentos é crescente e precisamos estar preparados para atender esta demanda que aumentou significativamente nos últimos anos, especialmente na exportação agrícola e industrial”, afirmou o governador.

O governador disse ainda, que estes investimentos, somados a obra de reforma de 1.800 metros do cais, em execução, e ampliação do terminal de contêineres em 310 metros, já concluída, significa a completa reconstrução do Porto Público de Paranaguá.

A modernização dos berços e ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de dois milhões de toneladas por ano, para seis milhões de toneladas/ano. Cada uma das novas linhas de operação terá capacidade para carregar 2 mil toneladas de grãos por hora, com a possibilidade para receber carga de novos terminais interligados. As atuais linhas de carregamento, com mais de dez anos de uso, carregam apenas mil toneladas por hora.

Para o Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esta obra no Porto de Paranaguá complementa os investimentos feitos pelo Governo para melhorar a logística no Paraná. “Estamos atendendo as necessidades do setor produtivo. A ampliação e o repotenciamento da extremidade oeste do Porto formará o Corredor Oeste de Exportação e é fundamental para o escoamento da produção e fortalecimento da economia do nosso Estado”, ressaltou Richa Filho.

Já a ampliação do berço 201 permitirá a atracação de três navios, simultaneamente, sem restrições. Isso porque, desde a construção dos berços houve uma evolução no tamanho dos navios, sem que houvesse a ampliação do cais. Com isso, um navio de grande porte, atualmente, ocupa dois berços de atracação para operar no cais do Porto de Paranaguá.

“Hoje, nos berços 201, 202 e 203 atracam apenas dois navios. A ampliação do cais em 100 metros permitirá que três navios possam atracar simultaneamente nos três berços, tornando o berço 202, neste momento inoperante, em um berço ativo”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Segundo ele, as obras proporcionarão maior agilidade no atendimento aos clientes do Porto de Paranaguá e uma remodelação de todo o arranjo operacional do Porto. “Vamos aumentar a capacidade do berço e passaremos atender maiores embarcações em menor tempo de carregamento, com os novos carregadores que serão instalados no local”, ressaltou Dividino. “Além disso, esta ampliação proporcionará um novo arranjo operacional no layout do porto melhorando a operação em todos os demais berços utilizados para importação e exportação”, reforçou o presidente.

O projeto de modernização dos berços 201 e 202 e ampliação do berço 201 tem como objetivo fazer a reestruturação e adequação do cais. A obra permitirá ainda a realização da dragagem de aprofundamento e a atracação de navios de até 80 mil Toneladas de Porte Bruto (TPB). A modernização do cais também possibilitará a instalação de equipamentos para carregamento de grãos com capacidade operacional de 4 mil toneladas/hora, utilizando dois carregadores de navios com capacidade de carregamento de 2 mil toneladas/hora.

O projeto prevê ainda o prolongamento de 100 metros de cais do berço 201, a construção de um dolfim de amarração, uma plataforma estaqueada para instalação de novas torres de transferência de carga, blocos de fundação para sustentação das galerias transportadoras, instalação de duas passarelas de pedestres, equipamentos e instalações para manuseio de grãos no cais de carregamento dos navios, novo sistema mecânico para alimentar os novos shiploaders que serão montados na ampliação do berço 201 e construção de subestação e salas de compressores de ar.

O diretor –presidente da Appa lembrou que, seguindo o exemplo das obras de reforma do cais e a troca dos shiploaders, a execução desta obra será feita com a menor interferência possível nas operações atuais. “Vamos manter o ritmo das exportações e importações até a toda a obra seja concluída”, garantiu Dividino.

Concluído o processo licitatório, a empresa vencedora receberá a ordem de serviço tendo como previsão de entrega o segundo semestre 2017.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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