Empresas estão revendo seus serviços de atendimento e dando atenção maior aos clientes

atendimento-ao-clienteNesta terça-feira (15) se comemorou o Dia do Cliente, que sem dúvida alguma é o personagem fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer negócio. E pelo que eu me lembro, esta data nunca foi tão lembrada como aconteceu este ano.  Tenho certeza, que praticamente todos os consumidores encontraram nos seus e-mails mensagens relativas a data. Curiosamente, fui surpreendida com um mimo e um cartãozinho sobre o Dia do Cliente, depois que paguei a compra numa farmácia. Jamais tinha me acontecido isso em anos anteriores.

E essa atenção toda dedicada aos clientes não é apenas consequência da crise econômica. A verdade é que as empresas estão revendo seus serviços de atendimento e se conscientizando que mais do que atrair um grande número de pessoas para o seu negócio, o foco para crescer deve ser a fidelização dos clientes. Afinal de contas são os clientes fiéis que irão propagar os produtos e serviços para novos consumidores.

O primeiro passo para conquistar um cliente é justamente oferecer produtos e serviços que, no mínimo, correspondam às suas expectativas. Para quem está começando um negócio, é fundamental fazer pesquisas. De uma simples conversa com potenciais consumidores podem surgir novas ideias. E mesmo para quem já está no mercado há mais tempo, não se pode abrir mão das pesquisas. Periodicamente, o empresário deve avaliar a qualidade do seu produto ou do seu serviço consultando seus clientes e lembrando sempre de questionar quais são as melhorias que eles desejariam ver.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que a venda de um produto envolve muitos momentos. Desde a escolha até o recebimento, o cliente estará envolvido em uma experiência que precisa ser a melhor possível. Não adianta ele encontrar o produto com as características que procura e ser mal atendido. Afinal de contas, a concorrência é grande e todos estão ansiosos para conquistar novos clientes. Isso também vale para os serviços: não adianta oferecer um serviço sem executar um bom trabalho do começo ao fim.

Por isso, a regra é investir em um bom relacionamento com o consumidor e promover as melhores experiências possíveis. Também é importante ser ágil. Vivemos um momento em que se paga para não ter que esperar. A dica então é rever processos visando diminuir a espera. Agora, o importante é que todos esses passos precisam ser dados com bastante cordialidade e, acima de tudo, com uma comunicação clara.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *