Branding resgata essência e diferenciais da Omar Calçados
A Omar Calçados planejava se diferenciar no mercado por meio da criação de uma nova marca, focada em e-commerce premium aliada a uma loja conceito. Mas ao longo do trabalho com a consultoria especializada Aurora Branding, constatou-se que o novo negócio não seria um bom investimento. Era preciso trabalhar a própria marca “Omar Calçados”, que deveria ter sua essência resgatada, resultando num reposicionamento.
“Ao longo do trabalho, a Aurora levantou pontos de vista diferentes sobre o negócio, mostrando que a empresa estava planejando investir num negócio com baixa diferenciação e, especialmente, de nicho, o que foge da essência da Omar em atuar em mercados de massa”, conta a publicitária Viviane Camargo, sócia da Aurora.
“A pesquisa da Aurora deixou claro para a empresa que a nova marca seria um negócio de pouca chance de sucesso, e isso evitou o desperdício de investimento”, conta Guilherme Sanchotene, do departamento de marketing da Omar Calçados.
Dessa maneira, o trabalho de branding apontou que o grande investimento a ser feito seria no posicionamento da própria marca.
“Nesse processo, tivemos grandes surpresas quanto ao comportamento das clientes. Uma delas, jovem muito religiosa, contida e reservada, via os seus encontros na igreja como um grande evento social. Isso nos mostrou que o nosso público investe no seu vestuário um valor desproporcional a suas rendas. Nesse cenário, os sapatos têm um papel fundamental”, revela Sanchotene.
“Também vimos que o cliente não percebia grande diferença entre nós e a concorrência. Com o trabalho feito, hoje essa percepção de diferenciação é maior, pois criamos uma personalidade mais forte para a marca. O grande ganho para nós culminou em nosso slogan atual, ‘A gente ama sapatos’. Essa foi a grande sacada, pois cria uma cumplicidade (‘A Omar nos entende’). Sai do racional (preço/real necessidade) e fala de sentimentos, de momentos”, conclui Sanchotene.