Branding resgata essência e diferenciais da Omar Calçados

Omar CalçadosA Omar Calçados planejava se diferenciar no mercado por meio da criação de uma nova marca, focada em e-commerce premium aliada a uma loja conceito. Mas ao longo do trabalho com a consultoria especializada Aurora Branding, constatou-se que o novo negócio não seria um bom investimento. Era preciso trabalhar a própria marca “Omar Calçados”, que deveria ter sua essência resgatada, resultando num reposicionamento.

“Ao longo do trabalho, a Aurora levantou pontos de vista diferentes sobre o negócio, mostrando que a empresa estava planejando investir num negócio com baixa diferenciação e, especialmente, de nicho, o que foge da essência da Omar em atuar em mercados de massa”, conta a publicitária Viviane Camargo, sócia da Aurora.

“A pesquisa da Aurora deixou claro para a empresa que a nova marca seria um negócio de pouca chance de sucesso, e isso evitou o desperdício de investimento”, conta Guilherme Sanchotene, do departamento de marketing da Omar Calçados.
Dessa maneira, o trabalho de branding apontou que o grande investimento a ser feito seria no posicionamento da própria marca.

“Nesse processo, tivemos grandes surpresas quanto ao comportamento das clientes. Uma delas, jovem muito religiosa, contida e reservada, via os seus encontros na igreja como um grande evento social. Isso nos mostrou que o nosso público investe no seu vestuário um valor desproporcional a suas rendas. Nesse cenário, os sapatos têm um papel fundamental”, revela Sanchotene.

“Também vimos que o cliente não percebia grande diferença entre nós e a concorrência. Com o trabalho feito, hoje essa percepção de diferenciação é maior, pois criamos uma personalidade mais forte para a marca. O grande ganho para nós culminou em nosso slogan atual, ‘A gente ama sapatos’. Essa foi a grande sacada, pois cria uma cumplicidade (‘A Omar nos entende’). Sai do racional (preço/real necessidade) e fala de sentimentos, de momentos”, conclui Sanchotene.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *