Como remarcar preços sem afastar os consumidores das lojas

Para realizar a precificação, o empresário precisa planejar muito bem a ação.
Para realizar a precificação, o empresário precisa planejar muito bem a ação.

Diante de um quadro recessivo, acompanhado de juros altos e inflação elevada, o maior desafio dos empresários atualmente é como repassar os custos do dia a dia sem afastar os consumidores das lojas. Essa é uma tarefa bem difícil e depende de muito planejamento. Aliás, Curitiba é hoje a capital brasileira que acumula a maior inflação do País. No período de um ano, a inflação aqui já subiu mais de 12%.

O primeiro passo para fazer uma remarcação de preço é calcular quanto cada produto custa realmente. Em seguida, deve-se levar em consideração as despesas resultantes da venda dos produtos, como pagamento de impostos, custos com entrega, entre outros. Os custos fixos não podem ficar de fora dessa conta, mesmo se o volume das vendas for baixo, como é o caso da manutenção, contas de água e energia elétrica e salários dos funcionários. Por fim, o empresário deve colocar na conta, a margem de lucro que deseja ter.

Além de todos esses cálculos para realizar a precificação, o empresário precisa planejar muito bem a ação, levando em consideração, inclusive, o preço de seus concorrentes, pois se aumentar demais, poderá perder uma grande parcela de clientes para as lojas ao seu redor. Por isso, acima de tudo, é importante se manter competitivo.

E, depois de aumentar os preços dos produtos, outro desafio dos empresários é manter os clientes. Neste sentido, o ideal é que sejam adotadas ações de fidelização, como promoções, entrega de brindes, flexibilização das formas de pagamento e qualquer outra ação de marketing que possa ajudar a manter o consumidor envolvido com a loja.

Também é fundamental que os empresários e lojistas estejam atentos às novidades do mercado e procurem saber o que os consumidores estão buscando realmente. A realização de pesquisas na boca do caixa sobre o que o cliente não encontrou, vai facilitar o reconhecimento dos itens que merecem reposição.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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