Expectativa de alta para o turismo natalino de Curitiba

Natal-Palacio-Avenida-Curitiba-CoresJá é tradição. Todos os anos Curitiba se enfeita para a época mais alegre do ano e atrai milhares de turistas que vêm em busca da magia das atrações de Natal. Entre apresentações teatrais, presépios, shows temáticos e coral de crianças, são cerca de 40 atrações por toda a capital paranaense. Segundo dados do Instituto Municipal Curitiba Turismo, 17% das pessoas que assistiram alguma apresentação natalina em 2014 eram turistas. Destes, quase 55% pernoitou na cidade em média 4 dias. Ainda sobre estes turistas, 29,6% tiveram como principal motivação da viagem a Curitiba as apresentações natalinas. E finalmente 41,3% preferem ir a pé para o roteiro de apresentações de Natal.

Dados como estes fazem a expectativa do setor hoteleiro da cidade ser alta. Especialmente a dos hotéis com localização privilegiada. Karla Sottomaior e Alexane Salles, proprietárias do Hotel Blumenau, que fica bem ao lado do Shopping Mueller, afirmam que no final do ano o fluxo de famílias que viajam em busca de lazer aumenta bastante em comparativo ao público habitual do final de semana. “Além disso, o Coral de Natal do Palácio Avenida é uma grande atração, e nos dias de apresentação o Hotel tem ocupação máxima”, contam as sócias.

A localização do Hotel Blumenau é tida como um dos diferenciais. Além disso, as proprietárias elencam economia e acolhimento. “Algumas pessoas já disseram que o hotel tem ‘jeito de pousada do interior, mas bem no centro da cidade’. Quase todos os itens do café da manhã são preparados em nossa cozinha, seguindo as boas práticas de manipulação e com ingredientes selecionados, o que resulta em um café da manhã caseiro, ‘da vovó’ de qualidade”.

Francielle Zuffo, gerente do Hostel Roma, concorda que as atrações de Natal movimentam o setor nesta época do ano: “O turista de final de ano vêm motivado pelas atrações de natal, pelos atrativos turísticos e também aproveita como ponto de parada entre um destino e outro”. O estabelecimento de Francielle foi o primeiro hotel da cidade e é o mais antigo em funcionamento no estado do Paraná. Atualmente funciona como hostel, tipo de hospedagem econômica, com capacidade até 150 pessoas. O estabelecimento funciona em um edifício do século passado que teve fachada e interior revitalizados.

Outra opção central e que está se preparando para esta época do ano é o Hotel Brasília, fundado em 1952. Localizado no coração do Centro Histórico, o estabelecimento frequentemente recebe hóspedes vindos a turismo de negócios e que aproveitam a vinda pela cidade para conhecer as atrações de Natal, período que registrou um crescimento de 10% no número de hóspedes entre 2013 e 2014. “Algumas pessoas vem exclusivamente para os eventos em Curitiba, outras percebem que existe o evento na hora e assim seguem para a atração, pois estamos muito bem localizados. Também acreditamos que o nosso atendimento é um grande diferencial já que temos recepcionistas que falam inglês e espanhol fluentemente”, afirma Rafael Eduardo, gerente do Hotel Brasília.

Além da boa localização, os três hotéis têm em comum outro fato: fazem parte da Rede Empresarial do Centro Histórico, que promove a região economicamente e culturalmente.

“Fazer parte da Associação do Centro Histórico é gratificante, pois vemos as empresas comprometidas com a melhoria do comércio e dos serviços públicos da região do Centro e podemos participar deste processo. Isso nos traz aprendizado, networking, e possibilidades de inovações”, comenta Karla.

Para a gerência do Hostel Roma, o sentimento é o mesmo: “É muito gratificante fazer parte de uma Rede Empresarial onde as coisas acontecem. O envolvimento de todos os sócios é muito bacana, a realização das ações em grupo fortalece o setor, o comércio e a nossa região”, comenta Francielle Zuffo.

O resultado do trabalho da Associação por meio de eventos e ações de promoção já são sentidos pelos dois lados: empresários e frequentadores. “Ao participar da rede  indicamos os restaurantes e os serviços, assim indicamos nossos próprios parceiros. Perguntando para alguns hóspedes, as experiências, os comentários quase sempre são os mesmos, sempre gostam”, afirma Rafael, do Hotel Brasília.
Possuir uma boa localização é uma vantagem, mas em meio a cerca de 150 hotéis da cidade, os estabelecimentos de hospedagem do Centro Histórico estão preparando outros atrativos.

O Hotel Blumenau terá a promoção de Natal Solidário – válida de 01 e 24 de dezembro – em que o hóspede que trouxer pelo menos uma unidade de lata de leite em pó para doação à Pediatria do Hospital Erasto Gaertner terá 10% de desconto na sua diária. O desconto não é cumulativo com outras promoções. Grupos a partir de 15 pessoas também podem ter valores especiais de diárias na hospedagem de domingo a quarta-feira nos meses de dezembro e janeiro.

O Hostel Roma está com promoção para grupos em confraternização com um pacote que inclui uma noite de hospedagem e jantar, e ainda desconto de 5% para as reservas realizadas através do site (para tarifas de não associados Hostelling International). De 01 a 24 de dezembro o café da manhã no local está com preço especial de R$ 15.

O Hotel Brasília trabalha com 10% de desconto para reservas feitas pela internet. Também há a possibilidade de preços e políticas de cortesia para grupos.

E quem pensa que as atrações de Natal serão só fora dos hotéis, se engana. O Hostel Roma terá no dia 07 a “Sacada Encantada Hostel Roma com o Coral Vida Nova do IPMC”, que será uma apresentação muito especial na sacada do estabelecimento, às 19h, e auto de Natal dia 13 de dezembro, a partir das 17h30. Ambas as atrações são gratuitas.

O Hotel Blumenau promove oficina de artesanato do de Natal dia 09, das 15h às 18h, para aprender a fazer embalagem de Papai Noel em feltro. O custo é de R$ 65 com material incluso.

Além disso, os turistas podem conferir as atrações já conhecidas e famosas por todo Brasil: o Coral de Crianças do Palácio Avenida, Natal do Paço Municipal, Árvore Encantada no Batel, concerto natalino na Ópera de Arame.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *