Número de empresas ativas no Paraná aumenta 12% em 2015
Apesar da crise ter sido uma das palavras mais pronunciadas durante todo este ano, muitas pessoas enxergaram uma oportunidade para investir no próprio negócio e, com isso, colocar em prática o sonho da abertura de uma empresa. Eu fiz uma pesquisa no portal Empresometro e constatei que o número de empresas ativas no Paraná em 2015 aumentou 12% em relação ao ano passado. Estão em atividade, hoje, no Estado, 1,073 milhão de empresas, sendo que deste total, 94% são micro, pequenas e médias empresas. Do universo das empresas brasileiras, 6,9% estão localizadas no Paraná.
O comércio é ainda o setor que mais tem atraído os empresários paranaenses. Do total de empresas em atividade no Paraná, 435 mil são do comércio, 114 mil pertencem a indústria de transformação, 86 mil são da área da construção e 85 mil do setor de alojamento e alimentação.
No caso específico de Curitiba, a capital do Paraná fecha 2015 como a quinta cidade brasileira com maior número de empresas, ficando atrás de São Paulo, Rio e Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Estão em funcionamento em Curitiba, 289 mil empresas e estamos a frente de Salvador, Fortaleza e Porto Alegre.
Muitas empresas não resistiram a crise e tiveram que fechar suas portas ao longo deste ano. Segundo o Empresometro, 47.334 empresas do Paraná encerraram suas atividades em 2015. Isso representa 6,7% do total das empresas em atividade em todo o Estado, ou seja, um número bastante expressivo.
Para 2016, que promete ser um ano difícil, a expectativa é que o número de micro e pequenas empresas, bem como de empreendedores individuais aumente ainda mais. É que com o aumento do desemprego, muitas pessoas buscarão o seu próprio negócio para sobreviver.