O que faz e qual é a importância de um gestor de projetos

Demanda por projetos pontuais estão cada vez mais comuns principalmente nas empresas voltadas para  o setor de tecnologia. Claro que para tanto é preciso ter alguma preparação para que estes projetos saiam do papel e tenham o resultado esperado e a chave para que tudo corra da maneira mais tranquila é saber usar um coordenador. Este gestor de projetos precisa entender o que está se buscando, saber quais as habilidades da sua equipe e, acima de tudo, entender que todo projeto precisa de um começo, meio  e fim. Enfim, o sucesso de todo o projeto vai depender deste profissional.

Para Rafaela Vita, coordenadora técnica da Klasse! Tech Talents, unidade focada em recrutamento e seleção na área de tecnologia, a crise ajudou ainda mais esta tendência de que cada trabalho seja, cada vez mais, realizados através de gestão de projetos justamente por serem demandas pontuais. E quem for escolhido para liderar estes projetos não precisa necessariamente ser alguém da área de tecnologia. Para a especialista, o profissional pode ter diferentes formações.

“Pode ser desde uma pessoa formada em tecnologia e conduzir projetos de TI até ser formado em administração ou qualquer outra área. O fundamental é que ele tenha uma vivência em gerenciar projetos. Normalmente, este profissional possui equipes funcionais, ou seja,  elas não respondem hierarquicamente para estes gestores de cada projeto, mas sim por demanda”.

E o tamanho do desafio não importa muito nestes projetos. Pode ser desde pequenos projetos mais pontuais envolvendo um novo sistema ou o desenvolvimento de um novo produto até projetos maiores, como o de reestruturação completa de uma empresa. Rafaela explica que dentro disso tudo existem várias ferramentas e modelos de projetos.

“Esses projetos costumam seguir regras.  Tem a certificação do PMI, que utiliza etapas bem definidas e segue toda uma metodologia de cronograma. Também é comum o  SCRUM, que é uma metodologia mais ágil de projeto,  uma nova tendência que está chegando, em que os profissionais envolvidos podem trabalhar em paralelo com horários e prazos um pouco diferentes”.

Rafaela atenta ao fato de que estes projetos podem ser feitos dentro da própria empresa, já que existem excelentes gerentes de projetos internos ali mesmo, dentro das próprias empresas, como um gerente de uma outra área. “Empresas de grande porte geralmente possuem uma área já preparada de projetos. Já as empresas de menor porte costumam desenvolver internamente gerentes para projetos pontuais”.

Ainda existem as empresas que buscam uma consultoria externa para desenvolver este trabalho. A maioria das consultorias que prestam serviços terceirizados possuem um gerente de projetos para atuar dentro das empresas que a buscam. Esta pode ser uma alternativa quando não ocorre a identificação de um gestor para algum projeto em específico” conclui a especialista da Klasse! Tech.

As habilidades básicas de um gestor de projetos são: gerir o cronograma com os recursos adequados e dentro do prazo; não estourar  o orçamento inicial; conseguir identificar e resolver possíveis problemas; saber identificar e administrar os riscos do projeto e manter uma visão correta do progresso do projeto e manter toda a qualidade do que está sendo realizado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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