Vendedores ambulantes têm muitas lições para ensinar ao comércio varejista

Os ambulantes são flexíveis às necessidades dos clientes.
Os ambulantes são flexíveis às necessidades dos clientes.

Hoje é muito comum nos depararmos nos mais variados locais com algum vendedor ambulante. Eles aproveitam os congestionamentos do trânsito, o movimento dos pedestres nas calçadas, a saída dos torcedores dos estádios de futebol ou o entra e sai de pessoas em frente a hospitais, para sobreviver.

Mais que simples vendedores, os ambulantes são considerados empreendedores pela necessidade e que vendem de tudo um pouco. De acordo com o especialista de Varejo e Comportamento de Consumo, Caio Camargo, por incrível que pareça, quem trabalha no comércio varejista pode aprender muito com os ambulantes. Por exemplo: com relação a metas. Na rua não há metas para se cumprir. Um dia ruim de vendas significa que faltará comida no prato. A causa e o comprometimento em vender e chegar no resultado é único e tudo o que for interessante para se vender mais num mesmo dia é interessante.

Outra característica importante dos ambulantes é a rápida adaptação ao mercado.  Eles são flexíveis às necessidades dos clientes. Na hora da chuva, aparecem rapidamente vendendo guarda-chuvas. Se o tempo abriu, oferecem uma sombrinha.

Com relação a estoques, os vendedores ambulantes trabalham com o sistema “Just in time”. Isso significa que eles compram no próprio dia o que pretendem vender. Entendem a demanda como poucos, e buscam comprar somente o que é possível vender naquele dia.

Pouco praticada no varejo brasileiro, os vendedores ambulantes são mestres na arte da barganha. Segundo Caio Camargo, preço não é algo que apenas se define. O vendedor tem que chegar “rapidamente” no melhor negócio para o consumidor. Se R$ 10 está caro, que tal vender por R$ 7? Ou então levar três por R$ 15?

Por último, outra lição a ser aprendida com os ambulantes é que todo mundo é um cliente em potencial, afirma Camargo. Quem demonstrar o mínimo de atenção sobre um produto que está sendo vendido na rua, certamente o vendedor tentará de tudo para forçar a venda.  Portanto, todos os motoristas que passam pelas ruas ou pessoas nas calçadas são clientes em potencial. A venda pode sair de qualquer lugar. E olhe que na rua não tem a desculpa de dizer “estou apenas dando uma olhadinha”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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