Vendedores ambulantes têm muitas lições para ensinar ao comércio varejista
![Os ambulantes são flexíveis às necessidades dos clientes.](https://miriangasparin.com.br/wp-content/uploads/2015/12/ambulante.jpg)
Hoje é muito comum nos depararmos nos mais variados locais com algum vendedor ambulante. Eles aproveitam os congestionamentos do trânsito, o movimento dos pedestres nas calçadas, a saída dos torcedores dos estádios de futebol ou o entra e sai de pessoas em frente a hospitais, para sobreviver.
Mais que simples vendedores, os ambulantes são considerados empreendedores pela necessidade e que vendem de tudo um pouco. De acordo com o especialista de Varejo e Comportamento de Consumo, Caio Camargo, por incrível que pareça, quem trabalha no comércio varejista pode aprender muito com os ambulantes. Por exemplo: com relação a metas. Na rua não há metas para se cumprir. Um dia ruim de vendas significa que faltará comida no prato. A causa e o comprometimento em vender e chegar no resultado é único e tudo o que for interessante para se vender mais num mesmo dia é interessante.
Outra característica importante dos ambulantes é a rápida adaptação ao mercado. Eles são flexíveis às necessidades dos clientes. Na hora da chuva, aparecem rapidamente vendendo guarda-chuvas. Se o tempo abriu, oferecem uma sombrinha.
Com relação a estoques, os vendedores ambulantes trabalham com o sistema “Just in time”. Isso significa que eles compram no próprio dia o que pretendem vender. Entendem a demanda como poucos, e buscam comprar somente o que é possível vender naquele dia.
Pouco praticada no varejo brasileiro, os vendedores ambulantes são mestres na arte da barganha. Segundo Caio Camargo, preço não é algo que apenas se define. O vendedor tem que chegar “rapidamente” no melhor negócio para o consumidor. Se R$ 10 está caro, que tal vender por R$ 7? Ou então levar três por R$ 15?
Por último, outra lição a ser aprendida com os ambulantes é que todo mundo é um cliente em potencial, afirma Camargo. Quem demonstrar o mínimo de atenção sobre um produto que está sendo vendido na rua, certamente o vendedor tentará de tudo para forçar a venda. Portanto, todos os motoristas que passam pelas ruas ou pessoas nas calçadas são clientes em potencial. A venda pode sair de qualquer lugar. E olhe que na rua não tem a desculpa de dizer “estou apenas dando uma olhadinha”.