É preciso melhorar a comunicação entre os sócios

sócios2Imagine uma empresa familiar que possui um dos sócios que está todos os dias na empresa e tem outro sócio que nem precisa aparecer. Isto é absolutamente comum e pode causar confusão por falha na comunicação. Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares,  detectou que o problema acontece quando as empresas familiares, de uma forma geral,  costumam não tratar a comunicação entre sócios da maneira como se deve.

Falando sobre as boas práticas de governança corporativa neste tipo de situação, Eduardo recomenda que sejam feitas de forma estruturadas não apenas as famosas reuniões de prestação de contas entre os dois sócios, mas também estabelecer processos de comunicação contínua;

“Isso pode ser feito através de documentações, de relatórios periódicos, inclusive diminuindo a possibilidade de uma eventual tensão que há entre estas duas categorias de sócios.  Os que não estão na empresa reclamam muito de não saberem o que está acontecendo lá dentro enquanto que aqueles que estão na empresa acham que não é necessário dar uma satisfação com grau mais detalhado de informação” exemplifica Eduardo Valério.

O modelo ideal, para o especialista, estabelece como essas regras, que envolvem este tipo de informação, vai fluir e com qual frequência. “Todos os sócios tem o direito de saber de todas as questões relacionadas à empresa que ele faz parte. O conflito ocorre justamente pela ausência de informação. Nestes casos, o sócio que não está no cotidiano se sente excluído de alguns processos que acontecem na empresa e acabam, em torno disso,  criando místicas que.  Quando você analisa a causa, descobre que é apenas e puramente falta de comunicação”.

Confira algumas dicas para melhorar a comunicação entre os sócios:

–  Estabelecer no Acordo de Sócios como se dará a divulgação de dados sobre a movimentação da empresa. Pode se estabelecer reuniões periódicas (mensais, semestrais, etc) ou usar relatórios estatísticos. Vai depender muito do perfil de cada empresa

– Nestes Acordos de Sócios pode-se criar metas e índices – não apenas para a empresa familiar, mas para cada sócio separadamente. Fica melhor para gerir e cobrar as tarefas e as responsabilidades de cada um. Formalizando tudo (tarefas, responsabilidades, etc) reduz o risco de tudo sair errado.

– Se não estiver funcionando a comunicação, uma solução é chamar um consultor intermediário de comunicação interna para observar como cada sócio se comporta. Esta visão externa ajuda  na melhoria de ambiente de trabalho de ambos sócios. Um coach ou mesmo um especialista em comunicação pode ser de grande auxílio para deixar o processo mais prático.

– Será que você ou seu sócio tem mais facilidade com a condução de tarefas de uma equipe? E o manejo com os clientes? Observar e respeitar as qualidades e características de cada sócio ajuda a melhorar a convivência entre todos e a manutenção da empresa familiar e evita surpresas e mudanças repentinas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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