Em tempos de dificuldades, empresa inova no mercado de consultoria

Apesar da crise, uma empresa está se destacando no mercado. Três jovens aproveitaram a oportunidade e vêm inovando no mercado de consultoria. Geraldo Hisao, Gustavo Resende e Vinícius Morais dão nome a GGV Consultoria Empresarial, que oferece uma pesquisa de mercado completa para micro, pequenas e médias empresas, para então traçar ações embasadas e obter resultados positivos.

Apesar de serem de estados diferentes, os três se cruzaram em Curitiba, quando decidiram cursar Marketing e se tornaram sócios ao criar o próprio negócio. Ao analisar o cenário das empresas do país, o trio identificou uma oportunidade na grande diferença entre os investimentos das grandes e pequenas empresas. “As empresas maiores possuem capital humano e orçamento para investir em estudos de mercado e consultorias para crescerem e aumentarem os lucros. Já as menores carecem desses recursos que, até então, realmente era inviável para elas, que enfrentam várias dificuldades para manter seu negócio saudável”, explica Geraldo.

Assim, a GGV Consultoria Empresarial foi criada com o objetivo de diminuir a enorme lacuna que existe entre as micro, pequenas e médias empresas comparadas com as grandes, fazendo com que elas também obtenham êxito. Mas além disso, outro problema foi identificado.

Apesar de ser essencial ter um apoio na gestão de negócios, a maioria dos gestores dos micro, pequenos e médios empresários são responsáveis por diversas atividades da empresa. A consequência disso é a falta de tempo para planejar ações direcionadas ao mercado. “Muitos proprietários e gerentes acumulam funções e deixam de lado o planejamento estratégico. Isso dificulta a possibilidade da empresa crescer, mas com uma consultoria aliada, essas chances aumentam porque você passa a ter um parceiro trabalhando pelo sucesso do negócio”, revela Geraldo.

Mas de que forma os três jovens fazem com que a empresa de outras pessoas melhore e convença os proprietários de que esse auxílio é necessário? Para Vinícius, a GGV faz isso de uma maneira inovadora no mercado de consultoria empresarial. “Realizamos um trabalho de pesquisa e é apenas por meio dela que as medidas necessárias serão tomadas. Ou seja, por meio dos resultados das pesquisas, identificamos os pontos fracos e pontos fortes do negócio e elaboramos as ações que serão implementadas para que a empresa se diferencie nesse mercado cada vez mais competitivo. Ninguém na GGV trabalha no ‘achismo’ e é por isso que estamos colhendo resultados reais de melhora nos mais de 40 clientes que já foram atendidos”, conta.

E o trabalho não para por aí. A empresa curitibana ainda está estudando um programa de franquias. “Queremos construir uma franquia mais sustentável. Por isso, estamos testando o formato e fazendo pesquisas para que o nosso franquiado tenha uma franquia muito rentável na mão e que o serviço auxilie de verdade os nossos clientes”, revela Vinícius.

Assim, há dois anos e meio no mercado, a GGV já marca território em cinco estados do país e pretende seguir crescendo. “Estamos presentes no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul e pensamos em ampliar essa rede ainda mais. Os resultados estão sendo muito positivos porque conseguimos atender as especificidades de cada empresário para que o negócio dele seja mais eficiente e lucrativo, fazendo com que o índice de mortalidade das empresas menores diminua”, conclui Gustavo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *