Grupo Renault anuncia terceiro ano consecutivo de crescimento das vendas

Em 2015, os registros mundiais do Groupe Renault no mercado de PC+LCV (carros de passageiros e veículos comerciais leves) apresentaram um aumento adicional de 3,3%, chegando a um total de 2,8 milhões de veículos em um mercado que cresceu 1,6%. Este terceiro ano consecutivo de crescimento do número de registros permitiu ao grupo estabelecer um novo recorde de vendas. A participação do grupo no mercado mundial agora está em 3,2%. A marca Renault continua sendo a marca francesa número um no mundo, e a Dacia estabeleceu um novo recorde de vendas.
O grupo continua se beneficiando do impulso do mercado automotivo europeu (+9,4%) e apresentou um aumento de 10,2% no número de registros, chegando a 1.613.499 veículos e a uma participação de mercado de 10,1%. A Renault é a líder no mercado de veículos elétricos nessa região e, pelo 18o. ano consecutivo, é a líder no mercado de veículos comerciais leves.
Fora da Europa, apesar das crises econômicas na Rússia e na América Latina, o grupo permaneceu estável e registrou ganhos de participação de mercado nas regiões da África, Oriente Médio e Índia e da Eurásia. Thierry Koskas, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing do Groupe Renault, anunciou: “2015 marca mais um ano de aumento de vendas do Groupe Renault, e batemos o nosso recorde de vendas anterior. Apesar das condições econômicas que continuam variando de uma região para outra, o nosso crescimento é constante e valida a estratégia de diversificação geográfica adotada nesses últimos anos.”
Na Europa, a participação do Groupe Renault no mercado de PC+LCV subiu para 10,1%. Com um aumento dos registros em 10,2%, chegou a 1.613.499 veículos. O grupo aumentou as vendas em todos os países da região, apresentando desempenhos particularmente fortes na Espanha (+22,3%), no Reino Unido (+17,7%) e na Itália (+18%), com uma participação de mercado recorde de 9,1%.
2015 marca mais um ano de crescimento para a marca Renault. Ela foi a marca que mais cresceu em 2015. Com 1.238.711 registros (+12,3%), a participação de mercado do grupo chegou a 7,8%, em comparação com 7,6% em 2014 e 7,4% em 2013. O Clio continua sendo o líder de vendas em todos os segmentos combinados.
No mercado de carros de passageiros (+11,1%, chegando a 969.508 veículos), a Renault manteve a sua posição de liderança no mercado de veículos urbanos (segmentos A+B) graças ao sucesso contínuo do Clio e do Captur, o líder em seu segmento com 194.703 registros (23,7% do segmento).
Os lançamentos de 2015 impulsionam forte demanda dos clientes: 49.016 Kadjars já foram vendidos, e houve 20.930 registros do New Espace, o que representa três vezes mais do que o desempenho da sua versão anterior durante o mesmo período em 2014.
Em veículos comerciais leves, a marca Renault manteve a sua posição de liderança pelo 18o. ano consecutivo, com 269.203 registros (+16,9%), e marcou uma elevação de 0,7 ponto de participação de mercado.
Dez anos após a sua estreia na Europa, a marca Dacia obteve um novo crescimento em seus registros em 2015 (+3,6%) e teve vendas recordes de 374.458 veículos.
A Renault é líder no mercado de veículos elétricos da Europa. As vendas do grupo estão crescendo rapidamente (+49%), chegando a 23.086 veículos, excluindo o Twizy. O ZOE torna-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano (+68%).
Na França, a Renault reforçou a sua posição como a principal marca automotiva, e o Clio continuou sendo o veículo mais vendido do mercado pelo sexto ano consecutivo. Clio, Captur, Twingo e Espace são líderes em seus respectivos segmentos de mercado. Os utilitários Trafic, Master e Kangoo também estão cada um no topo de seus segmentos. O ZOE manteve 60% do mercado de carros elétricos de passageiros.
Em nível internacional, apesar de uma situação econômica que variou de acordo com países e regiões, o Groupe Renault conseguiu estabilizar e até mesmo fortalecer as suas posições.
Na Eurásia, a participação de mercado do grupo aumentou em 1,6 ponto, atingindo 11,9%, em particular devido ao impulso do grupo na Turquia (+21,7%), onde um novo recorde de vendas foi estabelecido. Esse crescimento compensou as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado despencou mais de 35% e os registros do Groupe Renault caíram 38,1%. A participação de mercado estabilizou-se em 7,5% com a condução de uma política de preservação de margens.
Na região da África, Oriente Médio e Índia, os registros do grupo aumentaram em quase 17%, alcançando uma participação de mercado de 4,5% (+0,7 ponto). O grupo possui mais de um terço do mercado norte-africano. Na Argélia, o grupo obteve uma participação de mercado recorde (35,6%), com um significativo ganho de 8,7 pontos, beneficiando-se da fabricação local do Symbol em Oran. Em Marrocos, onde Dacia e Renault são respectivamente as marcas número um e dois, os registros aumentaram em 11,5%. A participação de mercado do grupo foi de mais de 38,2% (+1,2 ponto).
No Egito, o segundo maior mercado da África, as vendas cresceram 73,8%, e a sua participação de mercado atingiu 7,5% (+3,4 pontos).
Na Índia, a Renault continua sendo a principal marca automotiva europeia, com as vendas crescendo 20,1%. O Kwid teve um começo muito promissor, com mais de 80.000 encomendas desde o seu lançamento em setembro.
Nas Américas (355.151 registros, um decréscimo de 14,8%), o grupo resistiu às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,3% (-0,1 ponto). No Brasil, o segundo maior mercado do grupo, a participação de mercado aumentou em 0,2 ponto, chegando a um nível sem precedentes de 7,3%, em um mercado que se contraiu em 25,5%. Na Argentina, o grupo conteve o declínio dos seus registros a -6,5% graças ao desempenho do último trimestre com uma participação de mercado de 14,7% (12,7% ao longo de todo o ano). Na Colômbia, a Renault estabeleceu um novo recorde de participação de mercado de 18,6%, com um aumento de 2 pontos.
A picape Duster Oroch, lançada no fim do ano, já ocupa o segundo lugar em seu segmento no Brasil. A aceleração da Renault nesse segmento deve impulsionar o crescimento na região durante os próximos meses.
Na Ásia-Pacífico, o nível de vendas na Coreia do Sul, o maior mercado do grupo na região, estabilizou-se após um crescimento significativo em 2014. Na China, foi dada prioridade à preparação do lançamento da versão chinesa do Kadjar, o primeiro veículo produzido localmente pela joint-venture Dongfeng Renault.
Em 2016, o mercado global deverá registrar um crescimento de 1 a 2% em comparação com 2015. O mercado europeu também deverá crescer 2%, com um aumento de 2% também para a França.
Em nível internacional, os mercados brasileiro e russo devem cair ainda mais, respectivamente 6% e 12%. Na contramão, a China (+4 a 5%) e a Índia (+8%) devem manter o seu impulso. Nesse contexto, e com um plano de produtos particularmente completo para este ano, o Groupe Renault espera:
• uma aceleração do crescimento das vendas em nível mundial;
• o fortalecimento da marca Renault na Europa;
• uma elevação em cada uma das cinco regiões.
Thierry Koskas confirmou: “Aproveitando o impulso dos negócios nos últimos três anos, uma gama de produtos grandemente atualizada em 2015 e 2016 e a nossa expansão na Índia e na China, o nosso crescimento será acelerado em 2016, e melhoraremos as nossas posições em todas as nossas regiões.”