Grupo Renault anuncia terceiro ano consecutivo de crescimento das vendas

O ZOE tornou-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano passado.
O ZOE tornou-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano passado.

Em 2015, os registros mundiais do Groupe Renault no mercado de PC+LCV (carros de passageiros e veículos comerciais leves) apresentaram um aumento adicional de 3,3%, chegando a um total de 2,8 milhões de veículos em um mercado que cresceu 1,6%. Este terceiro ano consecutivo de crescimento do número de registros permitiu ao grupo estabelecer um novo recorde de vendas. A participação do grupo no mercado mundial agora está em 3,2%. A marca Renault continua sendo a marca francesa número um no mundo, e a Dacia estabeleceu um novo recorde de vendas.

O grupo continua se beneficiando do impulso do mercado automotivo europeu (+9,4%) e apresentou um aumento de 10,2% no número de registros, chegando a 1.613.499 veículos e a uma participação de mercado de 10,1%. A Renault é a líder no mercado de veículos elétricos nessa região e, pelo 18o. ano consecutivo, é a líder no mercado de veículos comerciais leves.

Fora da Europa, apesar das crises econômicas na Rússia e na América Latina, o grupo permaneceu estável e registrou ganhos de participação de mercado nas regiões da África, Oriente Médio e Índia e da Eurásia. Thierry Koskas, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing do Groupe Renault, anunciou: “2015 marca mais um ano de aumento de vendas do Groupe Renault, e batemos o nosso recorde de vendas anterior. Apesar das condições econômicas que continuam variando de uma região para outra, o nosso crescimento é constante e valida a estratégia de diversificação geográfica adotada nesses últimos anos.”

Na Europa, a participação do Groupe Renault no mercado de PC+LCV subiu para 10,1%. Com um aumento dos registros em 10,2%, chegou a 1.613.499 veículos. O grupo aumentou as vendas em todos os países da região, apresentando desempenhos particularmente fortes na Espanha (+22,3%), no Reino Unido (+17,7%) e na Itália (+18%), com uma participação de mercado recorde de 9,1%.

2015 marca mais um ano de crescimento para a marca Renault. Ela foi a marca que mais cresceu em 2015. Com 1.238.711 registros (+12,3%), a participação de mercado do grupo chegou a 7,8%, em comparação com 7,6% em 2014 e 7,4% em 2013. O Clio continua sendo o líder de vendas em todos os segmentos combinados.

No mercado de carros de passageiros (+11,1%, chegando a 969.508 veículos), a Renault manteve a sua posição de liderança no mercado de veículos urbanos (segmentos A+B) graças ao sucesso contínuo do Clio e do Captur, o líder em seu segmento com 194.703 registros (23,7% do segmento).

Os lançamentos de 2015 impulsionam forte demanda dos clientes: 49.016 Kadjars já foram vendidos, e houve 20.930 registros do New Espace, o que representa três vezes mais do que o desempenho da sua versão anterior durante o mesmo período em 2014.

Em veículos comerciais leves, a marca Renault manteve a sua posição de liderança pelo 18o. ano consecutivo, com 269.203 registros (+16,9%), e marcou uma elevação de 0,7 ponto de participação de mercado.
Dez anos após a sua estreia na Europa, a marca Dacia obteve um novo crescimento em seus registros em 2015 (+3,6%) e teve vendas recordes de 374.458 veículos.

A Renault é líder no mercado de veículos elétricos da Europa. As vendas do grupo estão crescendo rapidamente (+49%), chegando a 23.086 veículos, excluindo o Twizy. O ZOE torna-se líder no mercado de carros de passageiros com 18.453 registros ao longo do ano (+68%).

Na França, a Renault reforçou a sua posição como a principal marca automotiva, e o Clio continuou sendo o veículo mais vendido do mercado pelo sexto ano consecutivo. Clio, Captur, Twingo e Espace são líderes em seus respectivos segmentos de mercado. Os utilitários Trafic, Master e Kangoo também estão cada um no topo de seus segmentos. O ZOE manteve 60% do mercado de carros elétricos de passageiros.

Em nível internacional, apesar de uma situação econômica que variou de acordo com países e regiões, o Groupe Renault conseguiu estabilizar e até mesmo fortalecer as suas posições.

Na Eurásia, a participação de mercado do grupo aumentou em 1,6 ponto, atingindo 11,9%, em particular devido ao impulso do grupo na Turquia (+21,7%), onde um novo recorde de vendas foi estabelecido. Esse crescimento compensou as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado despencou mais de 35% e os registros do Groupe Renault caíram 38,1%. A participação de mercado estabilizou-se em 7,5% com a condução de uma política de preservação de margens.

Na região da África, Oriente Médio e Índia, os registros do grupo aumentaram em quase 17%, alcançando uma participação de mercado de 4,5% (+0,7 ponto). O grupo possui mais de um terço do mercado norte-africano. Na Argélia, o grupo obteve uma participação de mercado recorde (35,6%), com um significativo ganho de 8,7 pontos, beneficiando-se da fabricação local do Symbol em Oran. Em Marrocos, onde Dacia e Renault são respectivamente as marcas número um e dois, os registros aumentaram em 11,5%. A participação de mercado do grupo foi de mais de 38,2% (+1,2 ponto).

No Egito, o segundo maior mercado da África, as vendas cresceram 73,8%, e a sua participação de mercado atingiu 7,5% (+3,4 pontos).

Na Índia, a Renault continua sendo a principal marca automotiva europeia, com as vendas crescendo 20,1%. O Kwid teve um começo muito promissor, com mais de 80.000 encomendas desde o seu lançamento em setembro.

Nas Américas (355.151 registros, um decréscimo de 14,8%), o grupo resistiu às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,3% (-0,1 ponto). No Brasil, o segundo maior mercado do grupo, a participação de mercado aumentou em 0,2 ponto, chegando a um nível sem precedentes de 7,3%, em um mercado que se contraiu em 25,5%. Na Argentina, o grupo conteve o declínio dos seus registros a -6,5% graças ao desempenho do último trimestre com uma participação de mercado de 14,7% (12,7% ao longo de todo o ano). Na Colômbia, a Renault estabeleceu um novo recorde de participação de mercado de 18,6%, com um aumento de 2 pontos.

A picape Duster Oroch, lançada no fim do ano, já ocupa o segundo lugar em seu segmento no Brasil. A aceleração da Renault nesse segmento deve impulsionar o crescimento na região durante os próximos meses.

Na Ásia-Pacífico, o nível de vendas na Coreia do Sul, o maior mercado do grupo na região, estabilizou-se após um crescimento significativo em 2014. Na China, foi dada prioridade à preparação do lançamento da versão chinesa do Kadjar, o primeiro veículo produzido localmente pela joint-venture Dongfeng Renault.

Em 2016, o mercado global deverá registrar um crescimento de 1 a 2% em comparação com 2015. O mercado europeu também deverá crescer 2%, com um aumento de 2% também para a França.

Em nível internacional, os mercados brasileiro e russo devem cair ainda mais, respectivamente 6% e 12%. Na contramão, a China (+4 a 5%) e a Índia (+8%) devem manter o seu impulso. Nesse contexto, e com um plano de produtos particularmente completo para este ano, o Groupe Renault espera:
•    uma aceleração do crescimento das vendas em nível mundial;
•    o fortalecimento da marca Renault na Europa;
•    uma elevação em cada uma das cinco regiões.

Thierry Koskas confirmou: “Aproveitando o impulso dos negócios nos últimos três anos, uma gama de produtos grandemente atualizada em 2015 e 2016 e a nossa expansão na Índia e na China, o nosso crescimento será acelerado em 2016, e melhoraremos as nossas posições em todas as nossas regiões.”

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *