Além dos empréstimos bancários existem outras alternativas para levantar capital para abrir o próprio negócio

cifraoO sonho ou a necessidade de abrir o próprio negócio tem como maior empecilho a dificuldade de conseguir o dinheiro para custear o projeto. Num primeiro momento, a maioria dos futuros empreendedores pensa no empréstimo bancário. No entanto, o que tem se verificado é muitas pessoas depois de conversarem com o gerente do banco ficam decepcionadas e sem qualquer saída para a sua necessidade.  O que poucos sabem é que existem outras possibilidades para levantar capital para abrir o próprio negócio.

A melhor opção é utilizar o próprio dinheiro. Assim não se começa com dívidas e o empresário fica com fôlego para, se for o caso, fazer empréstimo somente para capital de giro. Outra opção é obter empréstimo com familiares ou amigos. Essa modalidade é bastante favorável porque o processo fica mais simples e descomplicado, sem a necessidade de cadastro, garantias, aval, ou  taxas de concessão de crédito, tornando tudo mais rápido e sem dúvida, mas barato.

Outra boa alternativa é encontrar sócios ou investidores pessoas físicas. Ou seja, existem muitas pessoas que têm dinheiro disponível, querendo aplicar, mas não se dispõem a implantar um negócio. Esses investidores podem se tornar sócios e participarem da gestão do negócio, ou não, dependendo da situação de cada um.

Também as Incubadoras de empresas se apresentam como uma opção para receber apoio para instalação e gerenciamento do projeto durante um período. Essa modalidade de apoio é ofertada pelas incubadoras de universidades ou de centros de desenvolvimento tecnológico. Agora, a exigência é que o empreendedor tenha um projeto inovador.

Por último, os empréstimos  bancários. Existem bancos oficiais e até bancos privados que se dedicam a fomentar as pequenas empresas. Porém, essas operações são mais destinadas a empresas já existentes no mercado e que já tenham histórico de movimentação com o banco. Também há uma facilidade maior para conseguir financiamento para franquias, porque essa modalidade de negócio já possui modelo de gestão bem estruturado, sem contar que a franqueadora negocia com determinados bancos o financiamento dos futuros empreendedores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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