Empresa paranaense de móveis infantis conquista prêmio mundial

móveis infantisA Ômega Design, empresa especialista na construção de móveis escolares e corporativos, de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, vai até Munique, na Alemanha, no dia 26 de fevereiro, para receber um prêmio inédito para o Paraná: o iF Design Awards, na categoria Produtos – Móveis para crianças e bebês, com a linha Learn and Play de móveis para público de três a cinco anos.

Anunciado em janeiro, o concurso é considerado um dos mais importantes do mundo, reunindo anualmente os grandes destaques do setor. Além do prêmio, a linha de produtos infantis paranaense receberá um selo de reconhecimento internacional, será inserida em uma exposição online, e também passará a fazer parte do iF World Design Guide, uma plataforma digital de referência para empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo.

Idealizado para suprir um período de ociosidade na fábrica, além de atingir um novo nicho de mercado, a Ômega resolveu investir na construção de um projeto que aliasse seu conhecimento na construção de móveis escolares à criação de um produto inovador. Com a orientação e supervisão da equipe do Centro Brasil Design (CBD), o projeto foi inscrito e selecionado pelo edital do Programa Sebraetec Diferenciação em 2015.

“Nós tínhamos em mente a produção de uma linha de móveis infantis para residências, que pudesse atender o varejo no período de sazonalidade da empresa, utilizando nosso conhecimento e infraestrutura, mas com um design diferenciado. Em parceria com o CDB, criamos o projeto para participar do Sebraetec, que já programava a nossa participação neste concurso internacional”, afirma Eduardo Oliveira, diretor de produção da Ômega Design.
Após a avaliação e seleção do projeto pelo Sebrae/PR, uma série de pesquisas de campo e de mercado foi realizada. A construção de protótipos, testes e modelagens foi realizada em conjunto pela equipe Ômega Design, CBD e Grupo Criativo.

Segundo Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design, o Brasil é um dos 10 países mais premiados em design no mundo. Para ela, o prêmio concedido pela iF Design Awards 2016 representa um reconhecimento internacional e a possibilidade de abertura de novos mercados, inclusive para exportação. “A empresa utilizou sua expertise e credibilidade no mercado para criar novos móveis, com as mesmas normas de ergonomia e segurança, mas com design para outros ambientes. A chancela internacional vai agregar mais visibilidade e valor à linha de produtos.”
O Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia é um programa disponibilizado pelo Sebrae para facilitar o acesso das pequenas empresas a consultorias tecnológicas. A solução visa atender pequenos negócios cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões.

César Rissete, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, explica que o programa era dividido em quatro modalidades: Orientação, Adequação, Aglomeração e Diferenciação, em que o empresário colocava em prática projetos de inovação e tecnologia com a orientação de uma rede de prestadores de serviços tecnológicos. “O Sebrae, ao longo do ano, promove diversas ações para incentivar a inovação nas pequenas empresas, e o Sebraetec pretende estimular as pequenas empresas a se tornarem mais competitivas por meio da inovação, gerando mais valor e lucratividade para o negócio”, salienta.

O apoio técnico e os recursos financeiros destinados à modalidade Diferenciação, como o que foi utilizado pela Ômega Design, são aplicados exclusivamente no desenvolvimento de novos produtos, modelos de negócios ou melhoria de serviços já oferecidos, que, com inovação e tecnologia, elevarão o padrão de desempenho das empresas participantes. Rissete ainda acrescenta que, com o aumento da formalização e o crescimento das micro e pequenas empresas nos últimos dez anos, o único caminho para se manter competitivo é a inovação.

A parceria entre a Ômega Design e o Sebrae/PR é longa, e Eduardo Oliveira acredita que o sucesso no projeto só foi alcançado graças ao apoio dado pela entidade para o fortalecimento da empresa nos últimos anos. “Não teríamos condições de fazer um projeto inovador como esse sem a parceria do Sebrae/PR, com quem já trabalhamos há cinco anos, em outras soluções”, diz o empresário, que também recebe orientações em inovação por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

“Foi preciso melhorar em maturidade e organização para cumprirmos os cronogramas e criar algo com diferencial para o mercado. Essas regras e exigências te ajudam a cumprir as etapas do planejamento e concluir com sucesso o que foi idealizado. O Sebrae me ensinou que mesmo as pequenas empresas podem investir em inovação”, assinala o diretor de produção.

A cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro, no Museu da BMW, em Munique, na Alemanha. As peças do projeto estarão expostas em Hamburgo, até o maio de 2016. A previsão é de que a linha Learn and Play esteja disponível no mercado brasileiro até agosto deste ano.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *